Um caso de denúncia de maus-tratos foi essencial para resgatar um menor de um ambiente doméstico de violência, na manhã desta quarta-feira (27). Ao perceber que o aluno apresentava sinais de agressão, a professora ofereceu ajuda e acionou a Polícia Militar.
De acordo com informações, o menino revelou que, além de ter sido agredido, havia a presença de drogas e armas na residência. A Polícia Militar, se deslocou até o local indicado, onde prendeu Sebastião Freires dos Santos, de 31 anos, pai da criança, Pedro Freires dos Santos, de 36 anos, e Maria Eronildes Aceno de Araújo, de 42 anos. Além das prisões, armas e entorpecentes foram apreendidos na ação.
Segundo o tenente Eliabe, responsável pela operação, a situação foi desvendada graças à formação que a criança recebeu no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma iniciativa da Polícia Militar que orienta jovens a identificarem e denunciarem práticas ilegais, como o consumo de entorpecentes. “As crianças são ensinadas a reconhecer o que é certo e errado e a denunciar situações que coloquem sua segurança em risco”, explica o oficial.
A resistência da criança em aceitar a presença de drogas em casa teria sido o motivo da agressão por parte dos responsáveis. “Esse é um exemplo claro do impacto positivo que o Proerd tem nas escolas. A criança, ao compreender os malefícios das drogas e a importância de seguir o caminho correto, teve a coragem de buscar ajuda, mesmo diante do risco”, destacou o tenente.
Com informações da repórter Rose Lima.