O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) vai realizar a partir desta quarta-feira (03), a XII Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom), evento organizado por alunos voluntários, com o apoio da coordenação do curso e dos professores. A Seacom vai ocorrer na sala ambiente do Bloco Acadêmico Walter Félix II, será um espaço de debate sobre temas emergentes no campo da comunicação e contará com workshops, mesas-redondas e atividades culturais.
O evento é uma oportunidade de integração entre estudantes, profissionais da área e especialistas, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. “A Seacom é um evento muito importante para o nosso curso, pois é um momento em que conseguimos ampliar os debates sobre comunicação para além das disciplinas, através da presença de palestrantes que nos ajudam a pensar o jornalismo contemporâneo, afinando o nosso diálogo com o mundo do trabalho. É o momento em que conseguimos escutar as demandas dos estudantes e promover espaços que dêem ênfase nas necessidades complementares à formação dos futuros jornalistas”, afirma o coordenador do curso, Luan Correia.
A programação tem início com abertura oficial às 19h, seguida da palestra inaugural intitulada “Jornalismo em Transformação: Redação, Assessoria de Imprensa e Livro-reportagem”, ministrada por Murilo Fiuza. No dia seguinte, quarta-feira (4), o evento continua com um workshop sobre Bases do Gerenciamento de Crise, também com Murilo Fiuza, às 17h. À noite, às 19h, ocorre a primeira mesa-redonda, que debaterá “Jornalismo e Meio Ambiente”, com a participação de Fábio Pontes, Priscila Viudes e Victor Castro.
Na quinta-feira (5), a programação segue com a segunda mesa-redonda, com a temática “Semiótica e Outras Semioses”, das 19h às 21h, reunindo profissionais e acadêmicos de diferentes universidades, incluindo Milton Chamarelli Filho (UFAC), Maurício Elias Zouein (UFRR), Nicoly Carla Moreira de Souza (UFSC) e outros. O encerramento, na sexta-feira (6), contará com apresentações de monografias e trabalhos de conclusão de curso realizados por estudantes em fase de finalização, às 19h, e uma atividade cultural às 21h.
O evento é aberto ao público, e para participar basta se inscrever através do link https://forms.gle/nu3GudXV56z8Ppg48. Os interessados também podem acompanhar as novidades e atualizações pela página do Instagram @jornalismoufac.
Para os alunos, o evento é uma chance de aprendizado prático e troca de experiências. “Participar da Seacom é uma experiência incrível e essencial para qualquer estudante. Estamos organizando um dos eventos mais esperados do calendário acadêmico, debatendo temas fundamentais como sustentabilidade, meio ambiente e semiótica. É uma oportunidade única de integração e aprendizado”, destaca o estudante voluntário Diogo José.
A professora Aleta Dreves reforça a relevância da Seacom no atual cenário do jornalismo acreano. “Em um mundo onde a sustentabilidade e a preservação ambiental se tornaram questões centrais, discutir como a comunicação pode contribuir para essas causas é essencial. Para os nossos alunos, esse evento é mais do que uma semana de palestras, é um espaço de aprendizado prático, troca de ideias, ampliação de redes de contato e construção de novos olhares sobre a profissão”, afirmou a Dreves.