O mês de dezembro marca o Dezembro Vermelho, uma campanha nacional de conscientização sobre a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Iniciativas são realizadas em todo o país com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da infecção pelo HIV.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, reforça a importância de discutir o tema, promovendo a prevenção combinada, o acesso a testes rápidos e ao tratamento. Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a OCA, organizou na segunda-feira uma série de ações para atender a comunidade. A programação incluiu aplicação de vacinas, realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção e combate ao vírus HIV.
De acordo com Janaina Marques, representante de Gestão de Pessoas da OCA, o impacto da campanha atinge tanto os cidadãos que frequentam o local quanto os próprios agentes de saúde. “Nós temos um número considerável de cidadãos que passam por aqui diariamente, em torno de 3 mil, e um quadro de 359 agentes que também precisam ter acesso às informações. Além da testagem rápida, que todas as unidades estão preparadas para realizar, oferecemos preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante e, agora, também o autoteste para diagnóstico do HIV”, destacou.
Entre os avanços recentes no combate ao HIV estão as profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP). A PEP deve ser administrada até 72 horas após a exposição ao vírus e pode reduzir em até 80% o risco de infecção. Já a PrEP, tomada diariamente, oferece proteção de até 92%. Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de 100 mil pessoas iniciaram o uso da PrEP no Brasil entre 2018 e 2022, com um aumento significativo de solicitações em 2022.
Sâmia Tessinari, técnica do HIV/Aids na Vigilância Epidemiológica, ressaltou os benefícios do tratamento e da prevenção. “Quando você abraça o tratamento, alcança o status de indetectável e intransmissível, garantindo qualidade de vida. Essa é uma meta pactuada mundialmente pela ONU. Com essas estratégias, estamos reduzindo os novos casos de HIV no país”, afirmou.
A programação do Dezembro Vermelho segue até o dia 20 de dezembro. Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Rio Branco ou procure a unidade de saúde mais próxima.
Matéria produzida pela repórter Wanessa Souza para a TV Gazeta.