As fortes chuvas que atingiram o Acre na tarde desta quinta-feira (2), causaram grandes transtornos, principalmente em Cruzeiro do Sul, onde o Corpo de Bombeiros registrou 11 atendimentos emergenciais, incluindo um caso grave no bairro 25 de Agosto. Um deslizamento de terra atingiu uma residência, resultando na morte de Alcides Ramos, de 91 anos, e ferindo uma adolescente de 14 anos, identificada como neta do idoso.
O deslizamento ocorreu por volta das 16h, quando a chuva intensa começou e se prolongou até a noite. A residência localizada na Avenida São Paulo foi atingida por uma grande quantidade de barro, soterrando o idoso que estava dentro do imóvel.
Apesar da rápida resposta do Corpo de Bombeiros, Alcides foi encontrado já sem vida. A adolescente, que teve as pernas parcialmente soterradas, foi retirada com a ajuda de moradores antes da chegada dos bombeiros. Ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao hospital de Cruzeiro do Sul, onde permanece fora de perigo.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, capitão Josadaque Cavalcante, detalhou o cenário enfrentado pela corporação: “Durante o final da tarde e toda a noite tivemos uma quantidade muito grande de chuva aqui na cidade. Isso trouxe consequências como alagamentos e deslizamentos de massa, totalizando 11 atendimentos em sete bairros. O caso mais grave foi o que uma residência foi atingida por um deslizamento de barro. Infelizmente, um idoso veio a óbito. Quando nossa equipe chegou, o trabalho era delicado devido à instabilidade da estrutura. Garantimos a segurança para os operadores e a vítima, mas infelizmente, ele já estava sem vida”
A tragédia serve como um alerta para os riscos associados a chuvas intensas em áreas de encostas e terrenos instáveis. As autoridades municipais estão monitorando as áreas mais afetadas para oferecer suporte às famílias impactadas e evitar novos deslizamentos.
Com informações do repórter Glédson Albano para TV Gazeta



