O Centro de Referência da Mulher Brasileira, a Casa da Mulher Brasileira, foi inaugurado em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (22). A Casa é a primeira a ser inaugurada na região Norte, e contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da secretária de estado da Mulher, Márdhia El Shawwa, e da vice-governadora, Mailza Assis.
A Casa da Mulher Brasileira tem o objetivo de atender mulheres e oferecer diversos serviços, como atendimento jurídico e psicológico. Segundo a secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, além de serviços, o local vai oferecer também cursos de formação para mulheres.
“Iremos atender todas as mulheres do Juruá, o atendimento psicológico, o atendimento social e o atendimento jurídico. Além de cursos, a gente vai dar cursos de formação, cursos profissionalizantes para que elas tenham autonomia econômica e seja, digamos, uma luz de esperança para que elas possam romper o ciclo de violência e salvar suas vidas”, explica.

A iniciativa do governo do estado é que sejam feitas outras unidades nos demais municípios, segundo a vice-governadora, Mailza Assis, no próximo será entregue a Casa da Mulher Brasileira em Epitaciolândia, e há a construção da unidade em Rio Branco. A expectativa é que haja pelo menos uma Casa da Mulher Brasileira em cada região do estado.
“Entendemos que é uma política que precisa dessa valorização, desse fortalecimento, para a gente conseguir vencer essa nossa batalha contra o feminicídio”, explica a vice-governadora.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que esse é o primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira inaugurado na região Norte e a parceria com o Ministério das Mulheres, Ministério da Defesa e Ministério do Desenvolvimento Regional.
“É uma política do Ministério das Mulheres para que nós possamos garantir a todas as mulheres o atendimento especializado, um atendimento que garanta e salve a vida delas”, finaliza.
Matéria produzida em vídeo pelo repórter Glédisson Albano