Com atividades culturais, esportivas, religiosas, artísticas, sociais, tecnológicas e ecológicas, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), lançou nesta segunda-feira, 27, o Calendário de Eventos do Acre de 2025. Com mais de 70 festividades registradas, o documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e promete movimentar diferentes municípios ao longo do ano.
O ano começou em grande estilo com o Novenário de São Sebastião, em Xapuri, que reuniu milhares de fiéis em uma tradicional celebração religiosa. Em Tarauacá, nesta semana, está sendo realizada a Conferência Indígena da Ayahuasca, um evento que une espiritualidade e cultura ancestral. Ainda em janeiro, Porto Walter é palco do Festival Indígena Kãda Shawã do Povo Arara, que celebra as tradições desse povo originário por meio de danças, rituais e apresentações culturais.

Em fevereiro, os preparativos para o carnaval já começam a agitar o estado com o Concurso da Realeza, que define os reis e rainhas da folia. As celebrações carnavalescas de destaque acontecerão entre 1º e 4 de março, em Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Mâncio Lima. No mesmo mês, os holofotes se voltam para a Semana do Grafite, em Rio Branco, destacando o talento dos artistas locais.

O mês de abril traz uma programação diversa, começando com a abertura dos Jogos Escolares, que mobilizam estudantes de todo o estado em competições esportivas. Em Bujari, a Expobujari fortalece o agronegócio, reunindo produtores, empreendedores e visitantes em torno de exposições e negócios. Já o Circuito Country promete atrair amantes da música sertaneja e das tradições rurais, com shows e atividades culturais.
A agenda completa e outros eventos estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, clique aqui e confira na íntegra (pág-74).