A passarela que conecta os bairros Ayrton Senna e Aeroporto Velho, em Rio Branco, está próxima de ser concluída. Com 80 metros de extensão e um custo estimado em 1,3 milhão de reais, a obra foi iniciada em outubro e tem previsão de entrega para a segunda quinzena de março.
De acordo com o prefeito Tião Bocalom, a obra enfrentou dificuldades logo no início, quando uma das colunas desabou, exigindo a reformulação do projeto. “Quando a gente assumiu, esta obra estava apenas iniciada. Aí veio o grande problema, que foi a queda de uma dessas colunas. Então mostrou que precisava ser refeito todo o projeto. Sei que acabou atrasando um pouco, mas agora tenho certeza absoluta que a obra é segura”, afirmou.
Durante uma visita técnica realizada na manhã desta segunda-feira (27), o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, detalhou os últimos ajustes necessários. “A parte estrutural já está pronta. Faltam alguns detalhes, como o asfalto no tablado e a instalação dos postes de iluminação. Tivemos que refazer quase tudo, mas estamos confiantes que entregaremos a passarela até a metade de março”, diz.
A construção é aguardada com expectativa pelos moradores dos dois bairros, que, até então, precisavam fazer um percurso de cerca de três quilômetros para se deslocar de um lado ao outro. A dona de casa Maria Diolmar, moradora do bairro Ayrton Senna, celebrou a proximidade da conclusão. “Quando eu cheguei aqui, era tudo alagado, e a ponte era só no chão. Tinha muita dificuldade para levar minha menina para a escola. Agora, com essa passarela, será muito mais fácil para a comunidade.”
Rossivaldo Costa, autônomo e residente do Aeroporto Velho, destacou os benefícios da nova estrutura para o dia a dia dos moradores. “Sem a passarela, tínhamos que dar uma volta muito grande pela Sobral. Isso complicava a vida das crianças que iam para a escola e dos pais que precisavam trabalhar. Hoje, com essa obra, teremos muito mais segurança e facilidade”, comentou.
Com 1,5 metro de largura, a passarela promete atender às demandas de mobilidade da população local, garantindo acessibilidade e reduzindo o tempo de deslocamento.
Matéria produzida pela repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta.