Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
O Restaurante Popular de Rio Branco, que esteve fechado durante o mês de janeiro, será reinaugurado nesta segunda-feira (10), a previsão é que ele seja reaberto a partir das 11h da manhã. O restaurante atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritos no CadÚnico, e funciona de segunda a sexta-feira, no bairro Sobral.
Segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, o restaurante popular, que prepara cerca de 500 refeições todos os dias, está revitalizado e pronto para receber a população:
“Nós temos o nosso nutricionista para fazer uma comida balanceada. No ano passado foram 135 mil refeições. Este ano a gente quer manter a qualidade, a quantidade. São 500 refeições feitas aqui. Então, quero dizer a você que frequenta o restaurante popular, o espaço está adequado, foram feitas aqui uma revitalização. Enfim, está pronto para te receber”, disse o secretário.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a previsão é que outras unidades do Restaurante Popular sejam inauguradas na capital, em diferentes bairros. Segundo o prefeito, a previsão é que eles sejam inaugurados até abril do próximo ano.
“Estamos reabrindo hoje o restaurante, como disse o secretário João Marcos, a gente vai continuar esse trabalho, e quero dizer o seguinte, nós temos ainda mais quatro restaurantes populares que a gente vai montar, um vai ser lá no Tancredo Neves, o outro lá no São Francisco, o outro na Cidade Nova e o outro no Calafate”, destacou o prefeito.
A coordenadora responsável pelo restaurante, Márcia Andreotti, destacou os critérios para usufruir do restaurante popular, que é aberto exclusivamente para inscritos no CadÚnico:
“As pessoas precisam estar dentro dos critérios. O critério é o CadÚnico e todas as pessoas que cabem dentro da assistência social, como os idosos, lactantes, as pessoas que têm algum tipo de deficiência física. São essas pessoas que se comportam dentro dos critérios da assistência social que podem usufruir aqui e pagar apenas R$2,00 com alimentação de qualidade”, disse a coordenadora.
O Restaurante Popular está localizado no bairro Sobral e será reaberto nesta segunda-feira, a partir das 11h.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
*Estagiária supervisionada por Gisele Almeida*