A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) iniciou os preparativos para a realização do primeiro concurso público do Legislativo Estadual. A medida visa preencher setores com carência de servidores efetivos e garantir a continuidade dos serviços prestados, especialmente diante da aposentadoria de funcionários de longa data.
Uma resolução foi publicada determinando a criação de uma comissão de servidores, responsável por analisar e apresentar um organograma detalhado das funções essenciais para o funcionamento da Aleac. O estudo servirá de base para definir a quantidade e a especificidade das vagas que serão disponibilizadas no certame.
De acordo com o presidente da Mesa Diretora, deputado Nicolau Júnior, ainda não há um número exato de vagas definidas, mas a intenção é garantir que o Legislativo conte com o maior quadro possível de servidores efetivos. “Estamos trabalhando com essa comissão, além de organizarmos o organograma da Casa. Isso facilita tanto a realização do concurso quanto o processo de aposentadoria de servidores que aguardam a liberação no Acre Previdência”, afirma.
A comissão responsável pelo levantamento tem um prazo de 120 dias para apresentar um relatório com a definição das futuras contratações. O estudo também deverá considerar as necessidades da nova sede da Assembleia, cujo projeto está em fase de elaboração. Com uma estrutura maior, a nova Casa Legislativa demandará mais técnicos e profissionais especializados para atender à demanda crescente.
Com informações do repórter Adaílson Oliveira, para a TV Gazeta.