Para consumidores endividados que desejam regularizar suas dívidas, o Serasa e o Correios oferecem uma oportunidade de negociação nas agências do Correios em todo o Brasil. No Acre, todas as 26 agências atendem desde a última segunda-feira (24) até o dia 31 de março.
Para quem deseja participar, deve se dirigir até uma agência do Correios com documento de identificação com foto em mãos. O atendimento é gratuito e o consumidor poderá renegociar seus débitos em até 99%, optando pelo pagamento via pix ou parcelamento de até 72 vezes.
No Acre, a inadimplência se mostra um problema com dimensão considerável na população. Cerca de 45,26% dos acreanos adultos estão inadimplentes. O valor médio das dívidas chega a quase 5 mil por pessoa.
De acordo com o educador financeiro do Serasa, Wesley Silva, desemprego, gastos inesperados e aumento do custo de vida estão entre os principais motivos do aumento da inadimplência entre os acreanos:
“Muitos acreanos estão usando cartão de crédito para compras básicas como supermercado, o que já representa 53% do total no gasto no cartão de crédito. E pior, 36% das dívidas já estão há mais de dois anos sem solução”, explica.
Apesar desse cenário, ainda é possível renegociar suas dívidas, 26% dos consumidores endividados da região norte buscam alcançar a estabilidade financeira e sair da inadimplência. De acordo com o servidor público Frank Lima, o feirão de renegociação é uma boa oportunidade para quitar as dívidas:
“É uma forma de ajudar o brasileiro, o acreano, o riobranquense, de se livrar, inclusive de dívidas antigas. Vem trazer aí uma espécie de negociação e um bom desconto nas juras e nas multas”, disse.
O feirão do Serasa e Correios está aberto e acontece até o dia 31 de março em todas as agências do Acre.
Reportagem produzida pelo repórter Marilson Maia para TV Gazeta