O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) está tentando resolver o problema no abastecimento de água da cidade. Para acelerar os trabalhos, uma equipe de técnicos de São Paulo foi chamada para ajudar no conserto da adutora de 800 milímetros, que rompeu durante a madrugada. Essa tubulação é responsável por levar água da captação até a Estação de Tratamento da ETA 2.
Enquanto isso, a ETA 1 deve voltar a operar com 100% da capacidade até o meio-dia desta sexta-feira (14). Com isso, cerca de 40% do abastecimento da cidade deve ser retomado.
O prefeito Tião Bocalom esteve no local acompanhando os trabalhos e falou sobre a situação. Segundo ele, uma nova estrutura flutuante com bombas está sendo montada para reforçar a captação na ETA 1. “Hoje estamos sem produção de água, mas amanhã pela manhã começamos a produzir 40% do abastecimento. Os técnicos de São Paulo vão atuar na adutora, e a previsão é que entre domingo e segunda-feira tudo volte ao normal”, diz.
Bocalom também destacou a compra de novos equipamentos, como bombas e flutuantes, e comparou a nova balsa construída com a anterior, que virou. “Essa nova estrutura tem pelo menos três vezes o tamanho da antiga. Estamos trabalhando dia e noite para resolver o problema. Só pedimos um pouco mais de paciência da população”, afirma.