Após o colapso das Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2 nos últimos dias, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, usou as redes sociais para atualizar a população sobre os esforços para restabelecer o fornecimento de água na capital acreana. Em uma série de vídeos, o gestor municipal destacou o empenho das equipes técnicas e a necessidade de paciência por parte da população.
Em uma publicação, Bocalom comemorou o início da retomada do abastecimento na ETA 1. “Minha gratidão a todos que empenharam dia e noite para que isso pudesse acontecer! Os desafios são grandes, mas estamos vencendo, pela nossa querida população! Agora vamos na ETA 2.”
O prefeito enfatizou o trabalho incansável dos servidores e técnicos da unidade, que atuaram por horas para garantir a recuperação do sistema. Segundo ele, a dedicação dessas equipes foi essencial para que a água voltasse a ser tratada e distribuída.
A ETA 2, que também sofreu danos estruturais, está recebendo reparos emergenciais. De acordo com Bocalom, foi necessário um trabalho paliativo no cano PEAD que se danificou, enquanto se aguarda a chegada de uma equipe técnica especializada de São Paulo.
“Graças ao empenho da nossa equipe guerreira, que trabalhou incansavelmente, dia e noite, para normalizar os serviços, as coisas estão começando a voltar ao normal. (…) Foi realizado um trabalho paliativo no cano PEAD que se danificou na ETA II, até a equipe de São Paulo chegar e realizar os trabalhos.”
O prefeito ressaltou que apenas duas empresas no Brasil são capazes de realizar o reparo definitivo da tubulação e que a equipe paulista deve chegar entre domingo e segunda-feira.
Além dos reparos emergenciais, o prefeito anunciou que o Governo do Estado já determinou a reconstrução completa da ETA 1, incluindo a estação de captação e a de tratamento. Segundo ele, os investimentos fazem parte de um pacote de R$ 17 milhões do Governo Federal, liberado em dezembro do ano passado, que deve garantir melhorias definitivas no abastecimento da cidade.
“Tudo isso pronto, se Deus quiser, no inverno que vem, não teremos mais esse problema, porque a água aqui no estado do Acre, a água aqui em Rio Branco, realmente é um problema sério. Mas nós vamos vencer.”
A população, no entanto, ainda deve enfrentar dificuldades nos próximos dias até que os reparos estejam concluídos. O prefeito pediu paciência e garantiu que as equipes seguem trabalhando sem interrupção para minimizar os transtornos.