O feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima quinta-feira, 1º de maio, será seguido por ponto facultativo na sexta-feira (2), conforme decreto publicado pelo Governo do Acre no Diário Oficial do Estado. A medida, oficializada por meio do Decreto nº 11.679, afeta o funcionamento de diversos serviços públicos na capital e no interior.
Com a decisão, a maioria dos órgãos públicos da administração estadual não funcionará entre quinta e sexta-feira, incluindo secretarias, autarquias, fundações e a Central de Atendimento ao Cidadão (OCA). O atendimento nesses locais será retomado normalmente na segunda-feira, 5 de maio. No entanto, a regra não é automática para todos os setores: cada gestor poderá avaliar a necessidade de manter sua repartição em funcionamento, podendo convocar servidores sem exigência de compensação posterior, caso haja demanda de atendimento.
Serviços considerados essenciais, especialmente na área da saúde, continuarão em operação. Estão mantidos o atendimento médico especializado, internações, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), hospital-dia, central de agendamento de cirurgias e os serviços de apoio diagnóstico. Em Rio Branco, as Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) Cláudia Vitorino, Hidalgo de Lima, Rosângela Pimentel e Roney Meireles funcionarão em horário reduzido nos dois dias. O atendimento será das 7h às 13h.
A Defesoria Pública e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e atambém aderiram ao ponto facultativo da sexta-feira, 2 de maio. A decisão foi formalizada pela Portaria Nº 1750/2025, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Laudivon Nogueira. A medida considera o feriado de 1º de maio e segue o decreto estadual. Com isso, o atendimento ao público nas unidades do TJAC será suspenso na sexta-feira, exceto para casos emergenciais, que continuarão sendo atendidos por meio do regime de plantão.
A Secretaria de Estado da Agricultura informou que não haverá expediente nos dias 1º e 2 de maio. O mesmo vale para a OCA em todas as unidades do estado. Já as agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial na quinta-feira, devido ao feriado bancário do Dia do Trabalho. Neste dia, não haverá compensações bancárias, como TED, mas o sistema PIX seguirá funcionando normalmente. Na sexta-feira, o atendimento bancário retorna normalmente nas localidades onde não houver feriado estadual ou municipal.
Os Correios também estarão fechados no dia 1º, mas retomarão suas atividades na sexta-feira. Com a combinação do feriado e do ponto facultativo, os acreanos terão um fim de semana prolongado de quatro dias. Ainda assim, os serviços essenciais seguem garantidos, e cada cidadão deve se informar sobre o funcionamento dos órgãos que possam ser de interesse nesse período.