Quando pessoas não habilitadas manipulam a rede, colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a segurança e o fornecimento de energia de todos os clientes ligados àquela estrutura.
Somente no ano passado, mais de 20 mil consumidores ficaram sem energia elétrica após intervenções não autorizadas pela concessionária na rede. Ao longo de 2024, foram 650 intervenções indevidas na rede elétrica no Estado.
Coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Acre, Rodolfo Maciel explica que intervenções sem autorização podem resultar, inclusive, em acidentes fatais. “A rede elétrica só pode ser manuseada por pessoas altamente qualificadas e preparadas.
Por isso, temos constantemente orientado a população sobre os riscos que este tipo de ação traz. Ainda assim, temos casos de pessoas que resolvem, por conta própria, mexer na rede, o que resulta em acidentes e interrupções no fornecimento de energia elétrica em determinadas regiões”, afirma.
Para atender as demandas, a Energisa mantém equipes de manutenção em prontidão 24 horas por dia para atender ocorrências em todo o Estado. O acionamento deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais de atendimento da empresa. De forma contínua, a concessionária também promove campanhas educativas sobre o uso seguro da rede elétrica.
Intervenções indevidas na rede configuram crime, conforme o artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Nestes casos, a empresa registra boletim de ocorrência para que as medidas legais cabíveis sejam adotadas. Apesar de muitas vezes serem atitudes isoladas, essas ações geram consequências coletivas e podem provocar acidentes fatais, tanto para o autor quanto para terceiros.
Serviços envolvendo eletricidade devem ser executados com responsabilidade, por profissionais qualificados e autorizados. Atividades como subir em postes, instalar medidores ou operar chaves seccionadoras são de competência exclusiva das equipes da Energisa, que contam com capacitação específica para realizar tais tarefas com segurança. Além de ilegais, intervenções irregulares representam sérios riscos à vida.
Ações proibidas na rede elétrica ou em suas proximidades:
-
Instalação de câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de internet ou outros equipamentos particulares em postes;
-
Realizar ligações elétricas diretamente nos cabos dos postes – além de perigoso, é ilegal;
-
Manipular, retirar ou adulterar medidores de energia;
-
Pintura de fachadas utilizando extensores improvisados;
-
Construção de cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem os devidos aterramento ou seccionamento;
-
Subir em transformadores ou estruturas da rede elétrica – intervenção exclusiva das equipes da concessionária;
-
Instalar antenas próximas à rede elétrica – sempre contrate um profissional qualificado.
Situações em que é necessário acionar imediatamente a Energisa:
-
Cabos rompidos, baixos ou em contato com marquises, fachadas, placas e painéis;
-
Postes quebrados ou com estrutura comprometida;
-
Árvores encostando ou muito próximas da rede elétrica;
-
Construções em áreas próximas à rede elétrica;
-
Montagem de andaimes ou estruturas metálicas próximas à rede;
-
Trabalhos de escavação ou aterramento próximos a postes;
-
Cercas ou alambrados sem aterramento ou seccionamento adequado.