Um homem identificado como Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos, morreu após ser baleado por um policial militar na manhã deste domingo (4), em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, popularmente conhecida como UPA da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com informações colhidas no local, Sebastião, que era usuário de drogas, teria passado a noite anterior consumindo entorpecentes. Na manhã do domingo, em estado de desorientação, ele teria protagonizado uma série de confusões na região da Baixada da Sobral, incluindo ameaças a comerciantes na Praça da Semsur, localizada ao lado do restaurante popular.
Durante uma dessas ocorrências, Sebastião atacou um homem identificado como Wilson, utilizando um terçado. A vítima correu em busca de atendimento e refúgio na UPA Franco Silva, sendo perseguida pelo agressor. Ainda armado, Sebastião tentou invadir a unidade de saúde, causando pânico entre os presentes.
Diante da situação, a segurança do local acionou a Polícia Militar. Mesmo após ordens para que se rendesse, Sebastião continuou a demonstrar comportamento agressivo. Ele inicialmente largou o terçado, mas em seguida sacou uma faca que carregava escondida em suas roupas e avançou contra os policiais.
Um dos agentes, diante da ameaça iminente, reagiu com um disparo de arma de fogo. Sebastião foi atingido e caiu imediatamente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, inicialmente com uma unidade de suporte básico, seguida por uma ambulância de suporte avançado. No entanto, ao chegarem, os socorristas constataram o óbito.
A área foi isolada para o trabalho da perícia e o caso agora segue sob investigação. A Polícia Militar deverá instaurar um procedimento interno, conforme o protocolo, e a Polícia Civil aguarda os laudos técnicos para aprofundar a apuração dos fatos.
Com informações do repórter Luan Rodrigo, para TV Gazeta.