Os cardeais católicos romanos iniciaram oficialmente, nesta quarta-feira (7), o conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica. A primeira fumaça foi vista subindo da Capela Sistina – preta, indicando que nenhum dos votados alcançou os dois terços necessários para assumir o trono de São Pedro.
O ritual, que remonta à Idade Média, começou com uma missa pública na Basílica de São Pedro. Em seguida, os cardeais seguiram em clausura para a Capela Sistina, onde ficam completamente isolados do mundo exterior até que um novo pontífice seja escolhido. O próximo papa sucederá Francisco, falecido no mês passado, e se tornará o 267º líder da Igreja Católica.
A escolha é feita em sessões de voto rigorosamente secretas. Nesta quarta, apenas uma votação foi realizada. A partir de quinta-feira, os cardeais poderão votar até quatro vezes ao dia — duas pela manhã e duas à tarde — até que um nome alcance a maioria qualificada.
A fumaça que sobe pela chaminé instalada no teto da Capela Sistina é o sinal visível de cada votação: preta quando não há decisão, branca quando o mundo enfim tem um novo pontífice. Quando isso acontecer, os sinos do Vaticano também soarão.
Com informações adicionais do site da Agência Brasil