Mais uma edição do Casamento Coletivo na Expoacre 2025 é realizada neste sábado (02), no Parque de Exposição Wildy Viana. O momento de celebração conta com 382 casais que dirão sim diante da juíza Luana Campos, que vai conduzir a cerimônia.
A ação integra o Projeto Cidadão, promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre há mais de 30 anos. Entre os principais objetivos da iniciativa está a oferta de serviços gratuitos, como o casamento civil, para pessoas que não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo em cartório.


“A nossa expectativa é das melhores. Tenho certeza de que será um dia marcante para os 382 casais que oficializam hoje sua união. O casamento coletivo vai além da celebração do amor — é também uma forma de garantir direitos, especialmente para as mulheres, ainda mais neste mês de agosto lilás”, afirmou Isnailda Silva, coordenadora do Projeto Cidadão.
A iniciativa ocorre também em outros municípios do estado. Durante a Expoacre Juruá, por exemplo, mais de 400 casais também participaram da ação. Segundo a organização, o período de inscrições é aberto com cerca de um mês de antecedência, para que os casais possam reunir a documentação e realizar a habilitação junto ao cartório.

O Projeto Cidadão ainda oferece atendimentos jurídicos, emissão de documentos e outros serviços sociais em diferentes municípios.
“Em Mâncio Lima, por exemplo, realizamos recentemente uma ação em parceria com o Incra. São pessoas que não têm acesso à Justiça, não têm condições de se deslocar até a cidade, e com o projeto conseguem garantir documentos, acessar benefícios e políticas públicas. Isso tem impacto direto na vida da população”, destacou Isnailda.
Produção: Diogo José e Danniely Avlis



