O VII Festival Matias de Teatro de Rua 2025 abriu inscrições gratuitas para oficinas durante a programação do evento, que acontece entre 6 e 19 de agosto, em diversos municípios acreanos. As inscrições, que são limitadas, devem ser realizadas pelo link disponível aqui.
Para a oficina “O palhaço, a cena e a rua”, com Marcelo Militão, do Grupo TIA, do Rio Grande do Sul, foram abertas 20 vagas para palhaços, atores e não atores a partir de 16 anos. A oficina acontece no dia 6, das 9h às 12h e de 13h30 às 16h30 no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, e nos dias 12 e 13, das 9h às 12h, no Sesc em Senador Guiomard.
A oficina “Teatro na Quebrada: vozes, corpos e ruas em movimento”, com Grupo Pombas Urbanas, de São Paulo, abre 20 vagas para jovens, adultos e lideranças comunitárias interessados em arte, expressão coletiva, com ou sem experiência em teatro, a partir de 14 anos. A oficina será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, das 8h30 às 12h30, no Horto Florestal, em Rio Branco.
Ribamar Ribeiro, do grupo Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro, realiza a oficina “Direção Teatral: o diretor, o ator e a cena”, nos dias 07 e 08, das 8h30 às 12h30, no Horto Florestal, em Rio Branco. Esta oficina abre 20 vagas para estudantes e interessados em artes cênicas, pesquisa físico-corporal e participantes de áreas conexas ou interessados no tema, a partir de 16 anos.
A oficina “Movimento e Riso: palhaçaria e comicidade física”, com Grupo Circo du Cafundó, do Mato Grosso, abre 20 vagas para interessados em uma experiência lúdica e criativa, que trabalha de maneira criativa as habilidades corporais, expressividade e improvisação, a partir de 16 anos. A oficina será realizada em Vila Campinas, no município de Plácido de Castro, na Quadra Municipal João Elizeu, no dia 17 de agosto, das 9h às 12h.
O Festival Matias de Teatro de Rua 2025, realizado pela Federação de Teatro do Acre (Fetac), acontece na capital Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre e tem como objetivo valorizar os fazedores de cultura e artistas do Acre. Neste ano, foram selecionados grupos que representam o movimento de teatro de rua, circo, mamulengo, música e a cultura popular.
Para Lenine Alencar, coordenador do projeto, o Festival Matias foi pensado no sentido de valorizar o fazer cultural e o acesso e direito à cultura pelos cidadãos e cidadãs. “Os trabalhos artísticos escolhidos se juntam a mais 11 espetáculos das 5 regiões do Brasil, que foram indicados pela curadoria externa de membros da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), para uma grande festa da arte pública, entre os dias 06 e 19 de agosto”, disse.
Realização e parcerias
O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).
O Festival também conta com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura(FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.
O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).



