A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco informou na terça-feira (12), que os instrumentos responsáveis pela medição e leitura oficial da cota do Rio Acre estão momentaneamente inoperantes.
De acordo com o órgão, tanto os equipamentos eletrônicos quanto os físicos apresentaram falhas, e já estão sendo tomadas todas as providências para restabelecer o funcionamento. A operação envolve ações conjuntas da Defesa Civil Municipal e Estadual.

Em nota, o órgão comunicou que a Agência Nacional de Águas (ANA) já foi acionada e que técnicos devem chegar a Rio Branco com urgência para apoiar o reparo dos sistemas de monitoramento.
“Todas as providências para o pronto restabelecimento dos equipamentos eletrônicos e físicos já estão sendo providenciadas pelas defesas civis Municipal e Estadual. Da mesma forma que todos os comunicados já foram feitos com a Agência Nacional de Águas – ANA, solicitando com urgência a presença de seus técnicos em Rio Branco para, juntos, restabelecer a normalidade”, destaca a coordenação em nota.
Apesar da interrupção temporária, a Defesa Civil Municipal garantiu que segue monitorando diariamente os mananciais que abastecem as bacias envolvidas e continuará repassando informações à imprensa e à população acreana.
Confira a nota na íntegra:
Rio Branco, 12 de agosto de 2025.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco vem a público esclarecer que os instrumentos de medição e leitura oficial da cota do Rio Acre em Rio Branco encontram-se momentaneamente inoperantes.
Todas as providencias para o pronto restabelecimento dos equipamentos eletrônicos e físicos já estão sendo providenciados pelas defesas civis Municipal e Estadual. Da mesma forma que todos os comunicados já foram feitos com a Agencia Nacional de Águas – ANA, solicitando com urgência a presença de seus técnicos em Rio Branco para, juntos, restabelecer a normalidade.
A Defesa Civil Municipal reafirma seu compromisso em monitorar diariamente os mananciais que servem as bacias envolvidas, e continuará prestando as informações necessárias a imprensa e sociedade acreana.
A coordenação.
Saiba mais:
Rio Acre pode ficar abaixo de 1,23 m e Defesa Civil intensifica monitoramento



