A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou a abertura de concurso público para o preenchimento de 40 vagas efetivas na carreira de magistério superior, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para diversas áreas e estão distribuídas entre os campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, conforme especificado no edital. A pulicação foi feita na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (15).
O processo seletivo será composto por três fases: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; prova didática, também eliminatória e classificatória; e prova de títulos, de caráter apenas classificatório.
A inscrição no Concurso público será realizada exclusivamente pela internet, por meio do formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico <http://sistemas2.ufac.br/concurso_docente>. O formulário deverá ser preenchido na íntegra e com toda atenção, de modo que nele constem as informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento dele, sendo de inteira responsabilidade do candidato os erros no preenchimento. A taxa de inscrição é de R$ 200.
O pedido de isenção da taxa de inscrição com base no art. 1º, inc. II, da Lei nº 13.656/2018, deverá ocorrer no ato da inscrição, devendo ser anexado via upload, por meio de link específico, documento no formato PDF, atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), que comprove que o (a) candidato (a) efetuou a doação de medula óssea, bem como a data da doação.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros, indígenas e quilombolas, conforme a legislação vigente. O sorteio público para definição das áreas contempladas com essas cotas será transmitido pelo canal UfacTV no YouTube.

O concurso prevê regime jurídico único dos servidores públicos federais, com jornada e requisitos específicos para cada área, que podem ser consultados nos anexos do edital. Além disso, o prazo de validade é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.



