A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou, nesta quinta-feira (5), a programação da campanha Setembro Amarelo com um olhar voltado especialmente para os trabalhadores da saúde. A abertura das atividades ocorreu no saguão do prédio da própria secretaria, reunindo servidores e promovendo ações de autocuidado e valorização profissional.
O foco da campanha neste ano é chamar a atenção para a saúde mental de quem cuida da saúde dos outros. “Cuidar do outro requer autocuidado. Nosso objetivo é despertar nossos servidores assim como a população para a importância da prevenção ao suicídio e da qualidade da saúde mental, sem restringir esse tema apenas ao mês de setembro”, afirma Ana Cristina Moraes, secretária adjunta da Sesacre.
A ação envolveu palestras, rodas de conversa, dicas de autocuidado, envolvimento de outras secretarias do estado e até orientações sobre como bachelorarbeit schreiben lassen de forma saudável. Para Fernando Abreu, representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, essas ações são fundamentais. “Todas as ações que visam promover a saúde, sobretudo a saúde mental, são importantes, especialmente neste mês”, destaca.
Os dados acendem um sinal de alerta. Segundo a Sesacre, 519 trabalhadores, entre servidores públicos e privados, foram afastados por questões de saúde mental no Acre em 2023. E 2024 já registra o maior número de casos da última década. A sobrecarga emocional, o estresse e a exaustão vêm impactando diretamente o bem-estar dos profissionais de saúde.
“A gente sempre está aqui levantando essa bandeira, para que os nossos servidores entendam que eles são vistos e valorizados”, reforça Laura Pontes, da área de promoção da saúde mental da Sesacre. Já Jeane Rodrigues, do Departamento de Humanização, completou: “É o momento de olhar para si, se perceber, e saber que a gente pode muito”.
O cuidado com quem cuida foi o tom de todas as falas. “Temos que ter vigilância com a nossa saúde mental para poder cuidar bem dos usuários do SUS”, diz a servidora Elizama Lima.
A programação do Setembro Amarelo continua ao longo do mês com outras ações integradas que buscam combater o adoecimento silencioso entre os profissionais da saúde e garantir que o cuidado também comece por eles.
Com informações da repórter Débora Ribeiro, para TV Gazeta.



