O sistema penitenciário do Acre voltou a registrar fuga em uma de suas unidades. Na tarde de sábado (6), oito detentos escaparam do Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na parede da cela 725, localizada no bloco 7. Esta é a quarta fuga registrada no estado desde julho, acendendo um alerta sobre a segurança nas unidades prisionais.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a fuga ocorreu por volta das 15h. Logo após a evasão, a Polícia Penal iniciou buscas em conjunto com outras forças de segurança da região. Até o fechamento desta edição, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
Os nomes dos presos que conseguiram escapar foram divulgados pelo órgão:
1. Eduardo da Silva Lima
2. José Francisco Souza da Silva
3. Edmar Vieira da Silva
4. Carlos Maico Gomes Fortunato
5. Caio Firmino Miranda
6. Carlos Tiago de Lima Izaias
7. José Rubens do Nascimento Alemão
8. Carlos Eduardo Santos Pedroza
Em nota oficial, o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, informou que as visitas que ocorreriam neste domingo (8) foram suspensas por determinação judicial. A medida foi adotada para garantir a realização das buscas e também para permitir uma inspeção estrutural em todo o presídio.
A repetição de casos como este tem levantado questionamentos sobre a vulnerabilidade das unidades penitenciárias acreanas e o impacto direto na segurança pública.




