Over the Garden Wall, ou, O segredo além do Jardim, como foi chamado aqui no Brasil, é uma minissérie animada da Cartoon Network lançada em 2014 e criada por Patrick McHale. A série conta a história de dois irmãos, Wirt e Greg, que se perdem em uma floresta chamada Desconhecido (Unknown). Para encontrar o caminho de casa os dois se aventuram nessa floresta mágica, com a ajuda do misterioso e sábio Lenhador (Woodsman), e Beatriz (Beatrice) um pássaro azul que viaja com os meninos, para desfazer a maldição que afetou toda a sua família. Porém há um ser que deseja o contrário, Fera (Beast), que faz de tudo para manipular os jovens irmãos para que os mesmos fiquem para sempre perdidos no Desconhecido. Wirt tem cerca de quatorze anos e Greg cerca de seis, nada oficial, a idade deles é um mistério durante toda a minissérie. Seus personagens, porém, são lindamente desenhados e igualmente bem atuados. Wirt é intelectual e, no fundo, um romântico condenado; em contraste, Greg é uma alegria absoluta, com tanto otimismo quanto imaginação.
A produção de Over the Garden Wall teve início em março de 2014, e foi a primeira minissérie do canal, com dez episódios curtos (11 minutos), e uma temporada. A série foi baseada no curta-metragem, “Tome of the Unknown”, também escrita e dirigida por Patrick McHale para o Cartoon Network Studios.

Ao longo dos episódios Wirt, Greg e Beatrice enfrentam situações (muito) bizarras, revelando gradualmente mais informações sobre os habitantes singulares da floresta e das cidades ao seu redor, além de esclarecer a verdadeira motivação por trás de sua jornada. A figura enigmática da Besta, que surge de forma sombria e esporádica ao longo da narrativa, se destaca como uma antagonista aterrorizante, conferindo um sentido iminente de perigo. À medida que Wirt e Greg prolongam sua estadia na floresta, o perigo cresce proporcionalmente.

Pessoalmente, creio que o coração da minissérie está na animação e sua paleta de cores, que usa de tons bem dessaturados. E tem um motivo pra isso: as cores aqui também estão passando uma mensagem, que é de estranheza. Normalmente o traço usado pela estética Cartoon Network vem acompanhado de tons mais saturados e coloridos, mas aqui não. Á primeira impressão parece que esses tons não conversam com a estética do traço de Over the Garden Wall, só que não demora muito para você entender que essas cores tem a missão de te falar mais sobre o tom da história do que qualquer outra coisa, já que na real a história gira em torno de assuntos como medo, morte, descaso, traumas, arrependimentos. E tudo em uma subjetividade incrível, as cores acabam também tendo um papel narrativo muito importante, além de ajudar nessa ambientação mais antiga que a série carrega.

Vale uma ressalva também para a incrível trilha sonora que acompanha a série, com uma mistura de jazz, valsa, ópera e algumas bobagens infantis. Temos uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente com a série, com músicas que provavelmente vão ficar na sua cabeça por dias. No meu caso foi “Potatoes and Molasses”.
Para escrever essa resenha acabei optando pela versão original, com as vozes de Elijah Wood (Wirt) e Collin Dean (Greg), porém em outras oportunidades acompanhei a boa versão dublada da Delart, dirigida pela incrível Andrea Murucci. Com tudo isso, posso afirmar que vale muito a pena ver esse desenho. Por ser curtinho é a escolha perfeita para uma folga do trabalho ou feriado. É uma grande história com um encaixe incrível no final, até a sinistra abertura você vai conseguir entender. Over the garden Wall é uma obra de arte.
Daniel Allyson Freitas Silva, estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Acre (UFAC) e estagiário do site Agazeta.net




