O adolescente Rixon Inturias Melgar, de 16 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (31), após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele foi vítima do acidente de trânsito ocorrido em 14 de outubro, na cidade de Epitaciolândia, interior do Acre, que também resultou na morte do pai, Riony Inturias Ayala, de 42 anos.
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou o óbito e informou que o quadro clínico do jovem evoluiu com lesão neurológica extensa e irreversível, compatível com morte encefálica.
“Apesar do empenho da equipe multiprofissional em todas as etapas do cuidado, infelizmente, não houve possibilidade de recuperação”, informou a pasta em nota.
Rixon estava no banco de trás do veículo Toyota Pajero, conduzido pela mãe, quando o carro colidiu violentamente contra a traseira de uma carreta parada em frente ao estádio de futebol do município. No veículo também estavam o pai e o irmão mais novo, de apenas seis anos.
Com o impacto, o pai morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A mãe e o irmão tiveram apenas ferimentos leves, enquanto Rixon foi transferido em estado crítico para a capital, onde permaneceu sob cuidados intensivos por quase três semanas.
O corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco e deve ser liberado ainda neste fim de semana para ser velado e sepultado na fronteira, próximo à cidade boliviana de Cobija.
As circunstâncias do acidente seguem sob investigação das autoridades competentes.
Relembre o caso
O acidente aconteceu no dia 14 de outubro, quando a família de bolivianos deixava Epitaciolândia com destino à Bolívia. De acordo com a Polícia Militar, o veículo colidiu na traseira de uma carreta estacionada, nas proximidades do estádio municipal.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar as vítimas presas às ferragens. A Polícia Militar isolou o local e controlou o tráfego até a remoção do corpo do pai e o resgate dos demais ocupantes.As investigações apuram se houve falta de sinalização no trecho ou falha humana no momento do impacto.
Com informações de Luan Rodrigo, para a TV Gazeta.



