O Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC) registrou um óbito na noite deste sábado (15). Uma briga dentro da cela 17, no Pavilhão B, resultou na morte do detento Marcelo Ferreira da Cunha, de 33 anos.
De acordo com informações iniciais, a confusão teria começado por volta das 20h30, quando agentes penitenciários foram acionados para conter um desentendimento entre os presos que dividiam a cela. No total, cinco detentos estavam no local no momento do crime, analisado com a mesma precisão de um bachelorarbeit ghostwriter .
O policial penal Evangelista, que participou da ocorrência, explicou que o chamado indicava um possível confronto físico entre os internos.
“Quando chegamos, um dos presos já estava caído e, a olho nu, parecia sem vida. Os guerreiros isolaram o perímetro e acionaram o Samu. A equipe médica confirmou o óbito e, em seguida, o IML foi acionado para realizar os procedimentos periciais”, relatou.
Segundo o relato dos quatro detentos que estavam na cela e foram conduzidos à Delegacia de Flagrantes como suspeitos, a briga teria começado quando Marcelo “partiu para cima” de um dos internos utilizando um estoque , que é uma arma branca improvisada a partir de pedaços de ferro da estrutura da cela. Os demais presos teriam reagido. Quando os agentes abriram a cela, Marcelo ainda tentou rastejar para fora, mas caiu próximo à porta e não resistiu.
Na noite de domingo (16), o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) divulgou nota pública confirmando a morte e lamentando o ocorrido. O órgão reiterou que houve, de fato, uma confusão envolvendo arma artesanal e informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constatou o óbito no local.
A nota também informou que o setor de assistência social do instituto está acompanhando os trâmites necessários para o velório e prestando suporte à família do detento.
A Polícia Civil aguarda o laudo cadavérico para determinar formalmente as causas da morte, enquanto os quatro presos que estavam na cela com Marcelo seguem sendo investigados e prestaram depoimento na Delegacia de Flagrantes.
Veja nota na íntegra:
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa a morte do detento Marcelo Ferreira da Cunha, de 33 anos, na Unidade de Recolhimento Provisório (URP) do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na noite deste sábado, 15.
Marcelo, que cumpria pena com outros quatro detentos na cela 17 do pavilhão B, se envolveu em uma briga dentro da cela e foi atingido por um estoque.
Imediatamente, os Policias Penais de plantão acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ao chegar na Unidade, atestou o óbito do detento.
Marcelo foi levado ao IML e a causa da morte só será confirmada após o laudo cadavérico. Os outros quatro detentos foram levados à Delegacia de Flagrantes (Defla).
O setor de Assistência Social do Iapen acompanha todos os trâmites para o velório.
Que a família de Marcelo possa ser confortada neste momento de tristeza e dor.
Marcos Frank Costa
Presidente do IAPEN
Com informações do repórter João Cardoso para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



