O Acre perdeu uma de suas figuras culturais mais queridas na noite desta segunda-feira (1º), com a morte de Nathy Lima, conhecida artisticamente como Natasha Houston, marcadora da Quadrilha Junina Pega-Pega e rainha trans do Carnaval deste ano. Ela tinha 37 anos e foi vítima de dengue hemorrágica.
A notícia abalou o movimento junino e todos que acompanharam a trajetória da artista, reconhecida pela dedicação e pelo carisma nos arraiais acreanos. Nathy estava há pelo menos 28 anos na Pega-Pega, quadrilha que sempre representou e na qual construiu toda sua história.
Integrantes da quadrilha relataram que Nathy começou a carreira artística ainda na juventude, formando com Hellen Sandra, que faleceu há dois anos. Depois de deixar a posição de dançarina, assumiu a marcação da Pega-Pega, onde permaneceu até o fim.
Para os amigos e colegas, Nathy representava mais do que técnica e presença de palco: era inspiração. Nunca mudou de quadrilha e se tornou referência para novos artistas, especialmente para pessoas LGBTQIA+ que encontraram nela um símbolo de coragem e pertencimento nas festas populares.
A Junina Pega-Pega lamentou profundamente a perda:
“É com profunda tristeza que a Junina Pega-Pega comunica o falecimento de nossa marcadora, Nathy Lima, ocorrido no início da noite desta segunda-feira, 1° de dezembro.
Neste momento de imensa dor, solidarizamo-nos com familiares, amigos e todos que conviviam com Nathy e reconheciam sua luz, dedicação e alegria. Rogamos a Deus que conceda conforto aos corações enlutados e força para atravessar este período tão difícil.”
A Fundação Elias Mansour (FEM) também se pronunciou:
“A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) lamenta, com profundo pesar, a morte de Nathy Lima, grande referência da cultura junina no Acre, ocorrida nesta segunda-feira, dia 1°, em decorrência de dengue hemorrágica. Artista dedicada, Nathy deixou sua marca na defesa, valorização e alegria dos arraiais acreanos. A FEM se solidariza com familiares, amigos, colegas de trabalho e com toda a comunidade junina, rogando para que encontrem conforto e serenidade neste momento de dor.” disse o Minoru Martins Kinpara, presidente da FEM.
O velório de Nathy Lima será realizado na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Padre Cícero, nº 742, bairro Conquista. Horário ainda não informado pela família.




