Após denúncias de longas filas, pernoite de candidatos e dificuldades no cumprimento dos prazos para entrega de exames admissionais, o governo do Acre anunciou, por meio de nota oficial divulgada na manhã desta segunda-feira (15), a prorrogação do prazo de atendimento na Junta Médica e da entrega da documentação admissional para candidatos aprovados no concurso público da Educação.
Segundo o comunicado, o novo prazo para atendimento na Junta Médica em Rio Branco e para a entrega da documentação na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) foi estendido até o dia 26 de dezembro, com o objetivo de garantir que nenhum candidato seja prejudicado.
Na nota, o governo reconhece que recebeu relatos de candidatos convocados para a etapa de exames admissionais e admite que a alta demanda, aliada a atualizações recentes nas orientações, gerou apreensão e dificuldades no cumprimento dos prazos inicialmente estabelecidos.
Além da prorrogação dos prazos, o governo informou que, na Regional do Juruá, a Junta Médica de Cruzeiro do Sul terá o atendimento ampliado de dois para quatro dias, com a finalidade de absorver o restante da demanda de forma mais organizada e segura, reduzindo filas e ampliando o acesso ao serviço.
Ainda de acordo com a nota, o Estado informou que está em fase de implantação um sistema de agendamento online para as próximas convocações.
“O objetivo é eliminar a necessidade de filas e tornar o processo mais digno, previsível e transparente”, destaca o comunicado.
As orientações atualizadas sobre prazos e atendimento, segundo o governo, serão divulgadas nos canais oficiais, garantindo acesso igualitário às informações.
Denúncias de candidatos
A decisão ocorre após relatos de candidatos aprovados no concurso público da Educação do Governo do Estado do Acre que denunciaram dificuldades, filas extensas e falta de organização no processo de inspeção médica, etapa obrigatória para a posse no cargo.
O atendimento ocorre na Junta Médica do Estado, no prédio do Acre Previdência, em Rio Branco, e vinha gerando apreensão entre os convocados, especialmente entre aqueles que se deslocaram de municípios do interior.
De acordo com relatos recebidos pelo Agazeta.net, dezenas de professores chegaram com até 24 horas de antecedência para tentar garantir uma das fichas de atendimento distribuídas diariamente. Até então, eram disponibilizadas 60 fichas por dia de segunda a sexta-feira e 30 aos sábados, por ordem de chegada.
Com a limitação, muitos candidatos relataram que precisaram dormir no local, levando cadeiras, redes, barracas ou permanecendo dentro de veículos. Houve também registros de pessoas que chegaram ainda na manhã de domingo (14), às 7h, mesmo com a abertura oficial do atendimento prevista para as 7h da manhã desta segunda-feira (15), na tentativa de assegurar vaga no atendimento do dia seguinte.
Com a prorrogação anunciada pelo governo, a expectativa é de que o atendimento ocorra de forma mais organizada e que os candidatos consigam concluir todas as etapas sem prejuízos.
Veja nota na íntegra:
O governo do Acre informa que recebeu relatos de candidatos convocados para a etapa de exames admissionais e reconhece que a alta demanda, somada a atualizações de orientações nos últimos dias, gerou apreensão e dificuldades no cumprimento dos prazos.
Para garantir que nenhum candidado seja prejudicado, informa que o prazo de atendimento na Junta Médica em Rio Branco e a entrega da documentação admissional na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) foi estendido até o dia 26 de dezembro.
Na Regional do Juruá, a Junta Médica de Cruzeiro do Sul ampliará o atendimento de dois para quatro dias, a fim de absorver o restante da demanda com mais organização e segurança, reduzindo filas e ampliando o acesso ao serviço.
Ressaltamos que está em fase de implantação um sistema de agendamento online para as próximas convocações, com o objetivo de eliminar a necessidade de filas e tornar o processo mais digno, previsível e transparente.
As orientações atualizadas sobre prazos e atendimento serão publicadas nos canais oficiais, garantindo informação consolidada e acesso igual a todos.
Aberson Carvalho de Sousa
Secretário de Estado de Educação e Cultura
Paulo Roberto Correia da Silva
Secretário de Estado de Administração
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde



