Mesmo sem registro de chuva nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre voltou a subir em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, nesta sexta-feira (19), às 5h, o rio marcou 10,08 metros, representando uma elevação significativa em comparação com o dia anterior.
Na quinta-feira (18), no mesmo horário, o nível estava em 9,05 metros, após um acumulado de 36,60 milímetros de chuva em 24 horas. Já nesta sexta, apesar do índice pluviométrico ter sido de 0,00 mm, o rio apresentou um aumento de 1,03 metro em relação à medição anterior, o que é resultado do impacto das chuvas registradas nos dias anteriores e do volume de água que ainda desce pela bacia.
A cota de alerta do Rio Acre permanece em 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros. Embora o nível atual ainda esteja abaixo dessas marcas, a Defesa Civil segue em estado de atenção.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros Militar, o monitoramento é contínuo, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.
Na Baixada da Sobral, cerca de 500 pessoas foram diretamente atingidas por alagamentos nos últimos dias. Além disso, na quarta-feira (17), uma família precisou ser retirada de sua residência no bairro Canaã, devido ao risco de desmoronamento às margens do igarapé Judia.
As equipes da Defesa Civil seguem acompanhando pontos críticos da cidade e orientam moradores de áreas de risco a ficarem atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e estalos em estruturas. Em situações de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil Municipal.



