Além do atendimento às famílias afetadas pelas cheias do rio Acre e dos igarapés, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) intensificou os alertas para os riscos enfrentados por pessoas que utilizam o rio para lazer durante o período de aumento do nível das águas.
Nos fins de semana e feriados, é comum o aumento do número de pessoas utilizando motos aquáticas. O Corpo de Bombeiros reforça que a condução desse tipo de embarcação só é permitida para quem possui habilitação específica emitida pela Marinha do Brasil, documento equivalente à carteira de motorista para veículos.
Segundo a corporação, permitir que pessoas não habilitadas conduzam motos aquáticas pode resultar em multa e responsabilização criminal, principalmente em casos de acidentes com danos materiais ou vítimas.
Mesmo para quem possui habilitação, o período de cheia exige atenção redobrada. A correnteza mais forte e o grande volume de vegetação que desce pelo rio aumentam significativamente o risco de acidentes. Os chamados balseiros, troncos e galhadas levados pela água, podem provocar colisões graves.
“Os famosos balseiros podem ocasionar acidentes sérios. É muito importante lembrar que embarcações como motos náuticas e barcos, propriamente ditos, requerem uma habilitação específica emitida pela Marinha do Brasil. Se a pessoa pilotar uma embarcação sem essa habilitação, é como se estivesse conduzindo um carro ou uma moto sem carteira. O proprietário será responsabilizado em uma fiscalização e, em caso de acidente, também responderá pelos eventuais danos”, explicou o major do Corpo de Bombeiros, Roger Santos.
Outro problema recorrente neste período é o banho em áreas impróprias do rio. Todos os anos, jovens são flagrados pulando de pontes ou entrando na água mesmo com a correnteza intensa. Nessas condições, a força da água pode arrastar a pessoa para áreas mais profundas, aumentando o risco de afogamento.
Na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência envolvendo um homem que tentava entrar nas águas do rio Acre em uma área alagadiça. Vizinhos tentaram contê-lo, mas não conseguiram. Com a chegada da equipe, ele foi convencido a não entrar no rio e levado para casa. Posteriormente, foi constatado que o homem possui transtorno mental.
O Corpo de Bombeiros orienta que, durante o período de cheia, a população evite banhos no rio Acre e nos igarapés, que também estão cheios e mais profundos. A corporação alerta ainda para a presença de animais peçonhentos levados pela correnteza, o que aumenta os riscos para quem entra na água.
“Com o aumento do nível do rio, a profundidade e a correnteza também aumentam. É um ambiente hostil para qualquer pessoa, mesmo para quem sabe nadar. A força da água exige mais esforço e, junto com os balseiros que descem pelo rio, pode causar danos durante esse tipo de lazer. Por isso, não recomendamos essa prática, por mais tradicional e divertida que possa parecer”, finalizou Santos.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



