O corpo do jogador de futsal Jonatas Fadell Neves, de 36 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (15) no Rio Tarauacá, no interior do Acre. Ele estava desaparecido desde a terça-feira (13), após a embarcação em que viajava naufragar durante o trajeto até o município de Jordão, onde a equipe participaria da Copa São Sebastião.
Em entrevista ao site agazeta.net, o subtenente João Luiz Melo Gonzaga, do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, informou que o corpo foi localizado por volta das 7h30. Segundo o subtenente, a informação chegou inicialmente à Defesa Civil de Jordão e foi repassada aos bombeiros. O corpo foi encontrado por moradores cerca de meia hora abaixo do local do naufrágio, parcialmente enterrado na areia, às margens do rio.
“Moradores encontraram o corpo meia hora abaixo do local do naufrágio, parcialmente enterrado na areia. Ele estava assistindo as margens do rio e só foi encontrado por conta da redução do nível das águas”, explicou.
Três dias de buscas
As buscas começaram ainda na terça-feira, pouco depois do naufrágio.
“Foram dia 13, por volta das 12 horas. As buscas geralmente duram de três a quatro dias e dependem diretamente da condição de mergulho do local”, relatou o subtenente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as primeiras buscas foram superficiais, devido ao nível elevado do rio, à força da correnteza e à grande quantidade de balseiros, troncos de madeira que descem pelo rio nesta época do ano.
“Inicialmente, foram superficiais por conta do nível das águas, força da correnteza e quantidade de balseiros. Mas também foram realizados alguns mergulhos”, disse.
As informações preliminares apontam que o naufrágio foi provocado pelo choque da embarcação com um balseiro de grande porte.
“Informações dão conta de que um balseiro provocou o naufrágio. Nessa época do ano é muito perigosa a navegação”, afirmou o subtenente.
No barco estavam seis pessoas, todas integrantes da delegação esportiva. Os demais jogadores conseguiram se salvar.
Após a localização, o Corpo de Bombeiros iniciou o procedimento de remoção do corpo.
“Nossa equipe está de retorno para Tarauacá trazendo o corpo. Ele será entregue para a Polícia Civil para o trabalho de perícia junto ao IML em Cruzeiro do Sul”, informou.
Risco de naufrágios aumenta neste período
O Corpo de Bombeiros alerta que naufrágios são frequentes nesta época do ano, devido à força das águas e à presença de balseiros, o que torna a navegação extremamente perigosa.
“A isso se soma a falta do uso de coletes salva-vidas e o transporte de carga superior à suportada pela embarcação, o que potencializa o risco”, destacou o subtenente.
Questionado sobre possíveis penalidades, ele explicou que a fiscalização cabe à Marinha do Brasil, enquanto o Corpo de Bombeiros atua na conscientização da população.
“Estamos em meio à Operação Navegar 2026, que visa orientar os ribeirinhos quanto ao uso do colete, lotação máxima das embarcações e horários adequados de navegação”, completou.
Família critica manutenção da Copa São Sebastião
Após o desaparecimento de Jonatas, a irmã do atleta, Cámala Menezes, divulgou uma nota de repúdio criticando a decisão de manter a realização da Copa São Sebastião mesmo com as buscas em andamento.
No texto, a família afirma que a continuidade do torneio representa “insensibilidade institucional, desumanização do esporte e desrespeito à vida”, e cobra um posicionamento oficial dos organizadores, pedido público de desculpas e a revisão dos protocolos de segurança em eventos esportivos.
“Quando uma vida está em risco ou perdida, não há normalidade possível”, diz trecho da nota.
A deputada federal Socorro Neri (AC) também se manifestou, lamentando a morte do atleta e criticando a manutenção dos jogos.
“É impossível não expressar também a minha revolta ao saber que, mesmo diante dessa tragédia, a delegação seguiu viagem e a Prefeitura de Jordão manteve a realização dos jogos, como se nada tivesse acontecido”, afirmou.
A parlamentar defendeu a rigorosa investigação do caso e a responsabilização dos envolvidos.
Outra irmã de Jonatas, Adriana Fadell usou as redes sociais para se despedir do jogador com uma mensagem emocionada, relembrando o carinho do irmão mais novo e a dor de mais uma perda na família.
“Eu nunca imaginei na vida que voltaria a sentir essa dor”, disse.
Jonatas Fadell Neves, conhecido como “Poeta”, era descrito por amigos e familiares como apaixonado pelo futsal e muito ligado à família.
Produção: Gisele Almeida



