O governo do Acre decidiu cancelar a programação pública do Carnaval da Família 2026 em razão da cheia do Rio Acre, que permanece acima da cota de transbordamento e coloca famílias em situação de risco. A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada na quinta-feira (22).
De acordo com o Executivo estadual, a decisão foi tomada “em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento”, o que inviabiliza a realização do tradicional Carnaval da Família neste ano. O governo ressaltou ainda que a medida tem como base a responsabilidade com a população e a preservação de vidas.
“A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco”, destacou o governo na nota.
O comunicado também enfatiza que, diante do cenário de cheia, todas as frentes de atuação do Estado estão direcionadas ao enfrentamento da situação.
“Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais”, informou o texto.
Segundo o Boletim da Defesa Civil de Rio Branco divulgado nesta sexta-feira (23), o nível do Rio Acre foi registrado às 5h19 em 14,57 metros, ainda acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros, embora apresente leve tendência de vazante. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,00 milímetros. A cota de alerta é de 13,50 metros.
As autoridades seguem em estado de atenção, com monitoramento permanente do rio e atuação das equipes de assistência às famílias atingidas pela cheia.
Nota na íntegra
O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.
A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.
Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.
O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.
Governo do Estado do Acre



