Após a desclassificação no último Carnaval, o bloco Unidos do Fuxico volta à avenida em 2026 com um novo enredo e a promessa de fazer diferente. Um dos três concorrentes na disputa de blocos em Rio Branco, o grupo aposta no tema “Daime Luz”, uma homenagem ao Santo Daime enquanto expressão cultural e espiritual que integra a história, a fé, a ancestralidade e os saberes tradicionais da região amazônica.
Fundado no final da década de 1980, no bairro Câmara, o Unidos do Fuxico prepara um desfile que deve reunir entre 350 e 400 brincantes, podendo superar esse número. A organização afirma que os trabalhos já estão na fase final, com foco em uma apresentação organizada, segura e marcada pelo respeito às manifestações culturais que atravessam gerações.
Segundo o presidente do bloco, Aryson Fernandes, a proposta deste ano é mergulhar no universo da ayahuasca e suas ramificações culturais e religiosas.
“Nosso tema é o ‘Daime Luz’. Iremos mergulhar nesse universo da ayahuasca, suas ramificações tanto dos povos originários quanto nas religiões. É um tema regional, mas que também se liga a várias partes do mundo. Muitas pessoas de outros países vêm ao Acre para vivenciar essa doutrina ou cultura”, destacou.
O enredo leva à avenida uma leitura artística da espiritualidade amazônica, apresentando a ayahuasca sob a perspectiva cultural e histórica, como parte da identidade da região. As apresentações começam na segunda-feira, a partir das 18h30.
A produção, segundo a diretoria, aposta em inovação e elementos da floresta. “Estamos trabalhando para superar o ano anterior. Nossa produção está a todo vapor para levar inovação, brilho e elementos da Amazônia ligados à ayahuasca”, afirmou Aryson.

Desfile de 2025
No Carnaval de 2025, o Unidos do Fuxico foi desclassificado pela banca examinadora durante a divulgação das notas, mesmo sendo considerado um dos favoritos. Na ocasião, o bloco elegeu pela primeira vez Érica Oliveira como Rainha do Carnaval e consagrou Júnior de Mônaco como Rei Momo pela sexta vez.
A desclassificação ocorreu após o bloco infringir, segundo os jurados, o artigo 6.1 do regulamento, que veda a apresentação de qualquer tipo de propaganda política durante o desfile.
Com o episódio ainda recente, o presidente deixa claro o desejo por uma disputa transparente neste ano.
“Eu espero que seja uma competição limpa, que não haja o famoso tapetão. Que todos os blocos consigam fazer as suas produções e que a população aprecie as apresentações”, afirmou Aryson Fernandes.
Além do enredo, o bloco também terá representantes nas categorias Rainha do Carnaval, Rainha Gay do Carnaval, Rainha Trans do Carnaval e Rei Momo.
Para a diretoria, 2026 será um ano de reafirmação. “O Unidos do Fuxico sempre buscou valorizar cada integrante e mostrar que o carnaval é feito de paixão, talento e inclusão. Este ano, nossos representantes vão mostrar tudo isso na avenida”, conclui a organização.
Produção de: Daniel Allyson e Aniely Cordeiro para o site Agazeta.net



