Após a terceira e última tentativa, Liah Souza finalmente conquistou o título de Rainha Trans do Carnaval. A vitória aconteceu neste Sábado (14), no Carnaval Rio Branco Folia 2026 na Praça da Revolução. Representando o bloco Unidos do Fuxico, Liah foi destaque entre as sete candidatas que competiram na categoria e levou para casa não só o prêmio, como também a satisfação de representar a comunidade trans.
Liah ressalta a importância de participar de todos os concursos e ocupar espaços que historicamente excluíram pessoas trans e travestis. Ela destaca, ainda, o valor de romper as barreiras do preconceito.
“Precisamos estar sempre presentes, atuantes e visíveis. A gente precisa ser incluída e respeitada e devemos ter acesso a todos os concursos disponíveis”, diz.
Nesta competição, entretanto, a decisão de participar foi de última hora. O figurino, que foi feito a partir de um traje antigo, custou aproximadamente 1,500 reais e foi produzido a partir das ideias da própria Liah e de uma amiga especialista em produção visual.
O início de tudo
A rainha contou na entrevista para o AGazeta.net que se interessava pelo carnaval desde criança e decidiu começar a competir após a transição, quando começou a se sentir bonita e receber incentivo para participar.
“A escola de samba Unidos do Fuxico ficava praticamente na minha rua, então eu ia aos ensaios todos os dias. Sempre gostei”, comenta.
Por trás da coroa
Além do carnaval, Liah é uma mulher profundamente dedicada à família. Fora dos holofotes das competições, a rotina dela inclui cuidar dos pais, ir para festas, jogar vôlei e manter a rotina como cabeleireira. A rainha se considera uma pessoa resiliente e não costuma liga para as críticas: “sou eu mesma e nada disso me abala”.


