Governador reforça ideia de que Acre tem contas saneadas
O governador Tião Viana abriu mão de participar do encontro entre o presidente Michel Temer e os governadores para discutir a dívida pública dos estados. A vice-governadora Nazareth Lambert representou o Acre no encontro com o presidente.
No encontro, estavam 13 governadores e quatro vices se reuniram na casa oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para fazer os últimos acertos antes da reunião oficial.
Os estados querem o prolongamento da divida pública e a moratória de dois anos. Essa moratória não significa perdão do débito: os governadores ficariam sem pagar as parcelas por 24 meses. O Governo Federal acenou reduzir para 10 parcelas.
Só com o Tesouro Nacional e o sistema financeiro, o Acre tem uma dívida de R$ 2,2 bilhões.
O governador Tião Viana disse que as negociações com os Estados devem levar em consideração as diferenças de cada região. “Deve-se colocar nessa conta os recursos que foram adquiridos junto aos BNDES e bancos internacionais”, sugeriu. O Acre utiliza 49% do orçamento para pagar dividas. “Se não abranger todos os setores, a moratória vai funcionar apenas para uma pequena parte da dívida. É preciso socorrer os estados que estão falidos”, completou.



