Seminário debate clima, queimadas e prevenção
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado em parceria com a WWF Brasil promove até amanhã na Biblioteca da Floresta, seminário sobre mudanças climáticas, recursos hídricos e recuperação de áreas de proteção permanente.
Durante dois dias, secretários de Meio Ambiente e gestores que atuam em órgãos ambientais e de produção no Acre, participam de um seminário que avalia as mudanças climáticas, seus efeitos e as formas de garantir a segurança hídrica para a população.
O evento conta com participação de pesquisadores renomados, tanto do Acre, quanto de outros estados e ainda de instituições de referência internacional.
O primeiro palestrante do seminário, o engenheiro agrônomo, doutor em botânica e pesquisador do Instituto de Pesquisa da Amazônia, Evandro Ferreira Linhares, discorreu sobre mudanças climáticas.
“O planeta que vivemos, a terra que conhecemos é diferente de 30 anos atrás. As consequências do aumento da temperatura são graves principalmente para as florestas. Vou mostrar que o cuidado precisa ser redobrado. Especialmente queimadas e incêndios florestais vão modificando nossas florestas. A previsão é que daqui 30 anos, nossas florestas sejam savanas”, disse.
O pesquisador enfatizou aos gestores e secretários que é preciso focar em atitudes que combatam as queimadas. Ele reforçou a ligação do fogo com os impactos causados no abastecimento de água no estado.
Segundo a diretora presidente do Instituto de mudanças climáticas do Acre, Magali Medeiros, o plano de ação do poder público para enfrentar os impactos causados por adversidades naturais existe, mas será pouco, se não houver apoio da população.
“Estamos fazendo um processo de comunicação com a população alertando para evitar o desperdício de água, e que ajude no combate às queimadas, incêndios florestais. Trabalhamos também com a capacitação das populações das comunidades rurais para que nos ajude em casos de incêndios florestais”, afirmou.



