Exigência para quem recebe o Bolsa Família
A segunda etapa de avaliação de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família encerra no dia 30 de dezembro.
De acordo com dados da prefeitura de Rio Branco, cerca de 26.200 beneficiários ainda não fizeram a atualização das informações de saúde.
A avaliação é obrigatória para mulheres com idade entre 14 e 44 anos, crianças menores de 7 anos e gestantes em qualquer faixa etária.
Os beneficiários devem procurar uma Unidade Municipal de Saúde portando o cartão do Programa Bolsa Família, a carteira de vacinação das crianças e a carteira de gestante, se for o caso.
A não atualização de dados como esse pode acarretar em danos ao beneficiário. “Corre o risco do bloqueio ou suspensão do benefício. Aí fica mais difícil, porque vai ter que procurar a assistência ou vai ter que procurar a saúde para regularizar isso posteriormente,” explica Ana Luiza Gonçalves, da equipe Bolsa Família.
Vendedora ambulante e beneficiária do programa social, Rosiane Vieira, sabe bem a importância de manter o cadastro atualizado. “É a renda que mantém a casa. Eu tiro por mim, eu vendo ambulante, mas o Bolsa Família ajuda muito, comprar as coisas para as crianças, a feira. Não dá pra correr o risco de ficar sem.”