Direção explica que servidores já foram afastados da função
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) confirmou, na manhã desta segunda-feira (13), que quatro policiais penais já testaram positivo para a Covid-19, na capital.
A confirmação do primeiro servidor do sistema prisional com a doença, aconteceu na semana passada. Os outros três contraíram o vírus após ter contato com o policial infectado.
De acordo com o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, os servidores estão devidamente afastados das atividades no complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC). Um deles, de 38 anos, cumpriu o último plantão no dia 2 de abril, e o outro, de 34, no dia 6.
Os pacientes estão sendo acompanhados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e o Iapen segue buscando identificar quais servidores tiveram contato com os infectados, para detectar possíveis novos casos. Pelo menos 34 policiais estão afastados da função, com possibilidade de terem sido contaminados.
Em relação aos detentos da FOC, os três que estavam sob suspeita testaram negativo para o novo coronavírus, em exame realizado pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Cunha nega que outros presos estejam com sintomas da doença.
Para resguardar os apenados, as visitas na unidade estão suspensas desde o dia 17 de março, e seguem até o dia 25 deste mês. Também foi estabelecido um cronograma para o recebimento de materiais, sendo permitidos apenas produtos de higiene.