“Todo o esforço vem sendo feito”, afirma secretário de Saúde
Neste domingo (7), o Acre registrou o total de 207 óbitos em decorrência da Covid-19. Além disso, outras 7.983 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus até o momento.
O número de mortos dobrou em apenas dez dias, no último dia 26 de maio, o estado contabilizou 105 mortes pela doença, situação em que foi decretado três dias de luto em memória das vítimas.
Com o avanço da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) busca ampliar o atendimento aos infectados, em parceria com os municípios, principalmente a capital, Rio Branco.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Alyson Bestene, “todo o esforço vem sendo feito, ampliamos o número de leitos, estamos entregando dois hospitais em tempo recorde. Ampliamos de 10 leitos de UTI para 50 UTI’s com respiradores e estamos criando mais dez leitos”.
Outros leitos também devem ser entregues nos próximos dias, com a finalização das obras dos Hospitais de Campanha, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “A obra vai ser finalizada entre os dias 10 e 11 (de junho). A gente tem a previsão de entrega oficial para o dia 15, e à medida que o espaço for se ocupando, a gente vai transferir os pacientes para esses hospitais”, afirmou Bestene.
Por fim, o secretário declara que a prevenção é o principal instrumento para conter a curva de crescimento do coronavírus no Acre. “Ainda é importante manter todos os cuidados, as restrições sanitárias. De modo geral, todos nós podemos nos ajudar a controlar, na medida que você retorna às atividades realizando todas as restrições necessárias”, pontuou.



