Números apontam para possíveis fraudes eleitorais
De acordo com os números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), 93% dos moradores do município do Bujari irão votar este ano.
A população da cidade é de 10.240 habitantes, enquanto o número de eleitores é 9.613. É como se até as crianças tivessem título de eleitor. Os números apontam para possíveis fraudes.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi procurado para dar explicações, mas ninguém recebeu a equipe da TV Gazeta. Talvez a investigação ocorra quando acabar o pleito.
Essa situação não ocorre apenas no Bujari, outros cinco municípios do Acre têm um número de eleitores muito alto, quando comparamos com o número de moradores do local.
Em Assis Brasil o número de eleitores chega a78% dos moradores, em Manoel Urbano 75%, já em Capixaba 64%, Jordão 62% e Santa Rosa do Purus 53%. Nesses cinco municípios a justiça ainda cancelou 3.750 títulos, caso contrário, o percentual estaria bem maior.
Um dos motivos para a quantidade de eleitores estarem próximos ao numero de habitantes pode ser a transferência de títulos de um município para o outro, o que estaria irregular, ou podem ser ainda títulos falsos.