Votação ocorreu nesta terça-feira (17), no Acre
A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) realizou na tarde desta terça-feira (17), a eleição interna para o cargo de Defensor Público-Geral do Estado, na oportunidade a defensora-pública, Simone Jaques de Azambuja Santiago, foi a candidata mais votada.
Além de Santiago, os candidatados concorrentes ao cargo foram os defensores públicos, Celso Araújo Rodrigues, Elísio Manoel Pinheiro Mansour Filho, Rodrigo Almeida Chaves, Ronney da Silva Fecury e a defensora pública, Thaís Araújo de Souza Oliveira.
Após a contagem dos votos, Simone Santiago, foi eleita para a primeira posição na lista tríplice por um total de 32 votos; Thaís Araújo foi a segunda colocada com 28 votos, Celso Araújo somou 26 votos.
No total, 44 defensores públicos de todo o Estado, participaram da votação realizada de forma plurinominal, onde o eleitor pode votar em até três nomes constantes na cédula oficial.
Foram registrados 44 votos válidos, sendo 41 de formal presencial e na modalidade Drive Thru, dois por meio dos correios e um colhido em domicílio. O novo gestor da Defensoria Pública do Estado do Acre terá um mandato de dois anos e comandará a instituição no período de 2021 a 2022.
A atual subdefensora-geral da DPE/AC, Simone Santiago, agradeceu toda equipe envolvida na campanha e parabenizou também todos os candidatos participantes do pleito.
A lista tríplice com o nome dos defensores públicos mais votados durante o pleito segue agora para o governador do Estado. Por lei, a escolha do ocupante do cargo de defensor público- geral deve ser feita pelo chefe do Poder Executivo, em um prazo de 15 dias.