Pessoas acamadas acima de 80 anos serão as contempladas
A vacinação contra a covid-19 em Rio Branco será ampliada a partir desta semana atingindo os idosos acamados, com mais de 80 anos, que integram a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Simultâneo a isso, os servidores da rede de saúde do município também estarão sendo vacinados.
A estratégia, planejada pelas Diretorias de Assistência à Saúde e de Vigilância em Saúde da Semsa, sob a coordenação do secretário municipal, Frank Lima, segue o cronograma nacional planejado pelo Ministério da Saúde, que é o coordenador nacional da campanha de vacinação contra o coronavírus.
“Nesta primeira etapa de vacinação dos idosos da comunidade, serão atendimentos especificamente os que estão acamados, e que tem mais de 80 anos. Serão vacinados mais de 105 pacientes que hoje já são atendidos pelos profissionais da rede municipal de saúde”, explica a diretora de Assistência à Saúde, Sheila Andrade.
Simultânea à vacinação dos idosos acamados, a vacinação dos trabalhadores da saúde da capital, que começou na semana passada, deve continuar pelo menos até a próxima sexta-feira (5), atingindo 69% dos profissionais que atuam em Rio Branco. Já estão sendo vacinados os servidores das Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados (URAPs), Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas.
Segundo a bióloga Socorro Martins, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, o objetivo é vacinar 10.502 profissionais até o final da campanha. Nesta segunda etapa de vacinação, a meta é atingir 4.336 servidores que atuam em unidades de saúde, incluindo o setor privado, que também está recebendo doses do imunizante.