Roupa nova
O senador Anibal Diniz (PT), numa tentativa de atrair a simpatia da opinião pública, tem recorrido à reinvenção da roda para obter apoio à sua reeleição. Depois de ser um árduo defensor de manter o atual horário, em seu relatório no Senado se manifestou favoravelmente para o resultado do referendo sair do papel. Agora o petista decidiu apresentar moção de aplauso ao Tribunal de Justiça do Acre, tão excecrado por ele durante o período da operação G7.
Bem amadas
Em praça pública, Anibal chamou as desembargadoras Denise Bonfim e Maria Cezarinete de “mal resolvidas” e “má amadas”. As declaraçõs acirraram a crise vivida entre os Poderes à época, sacudidos com os impactos da operaçõ da Polícia Federal.
Gratas
A moção de apluaso ao TJ, que Anibal chegou afirmar estar a serviço da oposição, certamente deixará os magistrados felizes, principalmente as duas desembargadoras alvos do senador. O que não faz uma eleição para o político da água para o vinho.
Melhor debate
Trocas de acusações entre petistas e tucanos faz parte do processo político, ainda mais com a proximidade eleitoral de 2014. Mas seria bom se os dirigentes perdessem menos tempo em troca de farpas para saber quem é menos ou mais corrupto, e debaterem com a sociedade soluções para seus problemas.
Macropolítica
O eleitor acreano não merece mais ficar num tiroteio cego do azul e do vermelho. As últimas campanhas com Tião Bocalom (DEM) só atacando, com poucas proposições, e o PT rebatendo causou um certo “trauma” entre as pessoas. Estamos na era da informação, com uma sociedade cada vez mais exigente.
Fora de hora
Alguns líderes da oposição se reniram ontem no PSC de Antônia Lúcia para comemorar a sanção presidencial da lei que devolve o antigo fuso horário do Acre. Prova de que muito mais do que um debate científico sobre a questão, segmentos da oposição usam o fuso para atingir diretamente Tião Viana (PT).
Ele fala
Aliados de Ermício Sena foram procurados por este jornalista para fazerem um contraponto às declarações de Abrahim Farhat, o Lhé. Eles, contudo, preferiram não responder por o devido respeito que têm ao militante histórico e fundador do partido, que mesmo com seus 72 anos de idade não abaixa a bandeira.
O juízo
Lhé comenta com a coluna que Carioca não realiza todas as movimentações para conseguir o apoio à eleição de Ermício Sena sem o aval direto do Palácio Rio Branco. Para ele, o assessor especial está devidamente respaldado pelo governador Tião Viana (PT) para a vitória do sociólogo a qualquer custo.
Vaga lembrança
A última vez que os deputados se lembram de terem suas emendas liberadas foi num vago primeiro ano da gestão Binho Marques (2007-2010). Desde então os parlamentares não veem nem o azul da verba. Eles choram pela não liberação e pelo valor, que Edvaldo Souza (PSDC) classificou como “porcaria”.
Descolar
A criação dos conselhos dos mandatos nos municípios pelo Jorge Viana (PT) é apontada por um influente integrante da Frente Popular como uma questão de sobrevivência. O senador desta forma, segundo ele, tenta se distanciar da desgastada imagem do PT, e ficar mais próximo das bases.
Novo comando
O PSOL se reúne neste sábado para eleger sua nova diretoria no Acre. O nome mais cotado para assumir a legenda socialista é a sindicalista Darcy Teles. Com ela à frente, o PSOL acreano quer ter uma cara legítima de esquerda, com suas lideranças oriundas dos movimetos sociais de base.
Boa medida
Correta a ação conjunta das forças de segurança na área de fonteira. É mais do que certo o reforço policial por conta dos vizinhos encrenqueiros que temos. Bolívia e Peru são os maiores produtores de droga do mundo, e o Acre fica um territorio fértil para a criminalidade agir.
Grande família
O cabide de emprego familiar na prefeitura de Epitaciolândia há tempos é de conhecimento público. O sobrenome Assem figura em cargos importantes do primeiro e segundo escalão. O tucano André Hassem negar o nepotismo é brincar com a inteligência do contribuinte.
Agilidade
O TJ/AC comemora a boa avaliação realizada pelo CNJ que o aponta como um dos tribunais estaduais que mais aceleraram a tramitação dos processos. Pela primeira vez, se conseguiu alcançar no terceiro trimestre de 2013 o percentual de 77,78% dos processos de contratação concluídos.