Primeiro lote
O governador Tião Viana entrega nesta quinta-feira o primeiro lote de unidades do programa “Casas do Povo”, modernas, bem acabadas, e com infraestrutura de apoio. Mais de 1.000 pessoas serão beneficiadas
Mais casas
Mais 700 casas estão na reta final para a entrega. O empreendimento é destinado a famílias oriundas de áreas de assentamento precário e/ou alagadiço, e em situação de emergência.
Felicidade
Os contemplados com as casas que já foram visitar seus novos lares e estão radiantes com a possibilidade de uma nova vida, longe da alagação e de muitos outros problemas.
Menino traquino
O deputado estadual Major Rocha (PSDB) protocolou no Ministério das Cidades, em Brasília, nesta quarta-feira, um pedido de investigação de supostas irregularidades na execução do programa Minha Casa Minha Vida no Acre (leia-se Cidade do Povo).
Sindicância administrativa
Rocha diz que o pedindo de investigação foi com base em indícios de irregularidades na gestão da Secretaria de Habitação do Acre (Sehab), detectados através dos depoimentos colhidos em uma sindicância administrativa.
Sério
O parlamentar afirma que os depoimentos apontaram troca de casas por voto; venda de casas dos programas habitacionais federais; aluguel de casas entregues pelo governo; entrega de casas a pessoas que não preenchem os requisitos para serem comtempladas e falta de planejamento na distribuição de casas.
Denúncia
Um ex-funcionário da Sehab denunciou o tráfico de influência, o uso da máquina pública em troca de votos nas eleições de 2012 e uma série de irregularidades nos processos de distribuição de casas dos programas Minha Casa Minha Vida e Minha Morada, ambos do governo federal e nas negociações com moradores em área de riscos, em Rio Branco. A denúncia é grave e deve ser investigada.
Conveniente
É até conveniente à oposição protocolar esse pedido de investigação contra a Cidade do Povo na véspera da entrega de algumas casas. Existe uma máxima que diz que em ano de eleição vale tudo.
População prejudicada
Esse jogo pode surtir efeito contrário. A oposição acaba esquecendo que a maior beneficiária com as casas da Cidade do Povo é a população. Caso a obra seja embargada, prejudica-se exclusivamente o povo, apesar da ação do parlamentar ser legítima.
Interditado
Após vistorias, Justiça interdita pelo período de três meses os presídios de regimes provisório e fechado de Rio Branco. Já estava mais do que na hora de uma intervenção quanto ao assunto.
Avaliadas
Os presos que atualmente estão recolhidos serão mantidos nos locais, no entanto, a determinação judicial impede a entrada de novos detentos. Após os três meses, as unidades serão novamente avaliadas.