Socorro!
O candidato ao governo Tião Bocalom (DEM) requereu apoio do Exército Brasileiro para resguardar, nos 22 municípios do Acre, a transparência e a segurança das eleições do dia 5 de outubro.
Muito sério
De acordo com os advogados da coligação Produzir Para Empregar, em 2010, ocorreu uma grande subtração de votos na zona rural, no Vale do Juruá.
Bem votado
Segundo a denúncia, o governador Tião Viana obteve 100% dos votos válidos na grande maioria das seções situadas.
Gravíssimo
A denúncia afirma ainda que parte dos caciques de diversas tribos indígenas, que permanecem próximo à urna de votação impondo a cada membro da aldeia o nome de quem deve ser eleito, sob pena de sofrer punições severas.
Gravíssimo
São denúncias graves que precisam ser apuradas o mais rápido possível, haja vista que é praticamente impossível um candidato majoritário obter 100% de elegibilidade numa sequência de urnas, seções e colégios eleitorais distintos.
Esperando resposta
O requerimento, dirigido ao presidente do TRE, Adair Longuini, precisa ser submetido ao Pleno dos juízes eleitorais do Acre.
Difícil
Uma das disputas mais duras a deputado estadual desta eleição é travada na coligação PTB-PCdoB, entre os deputados Chico Viga (PTB) e Eduardo Farias (PCdoB), sem favorito.
Cartão vermelho
O PT de Epitaciolândia descartou a candidatura da ex-prefeita Leila Galvão (PT) a deputada estadual. Os petistas do município se dividiram entre apoiar o Ney Amorim e Daniel Zen.
Diz ele
O prefeito de Rodrigues Alves, Burica (PT), afirmou que o deputado Jonas Lima (PT) será o candidato mais votado do município. Apoio de peso para o deputado Jonas.
Complicado
A candidatura de Idésio Franck (PT) a federal era tudo que Sibá Machado (PT) não precisava à sua reeleição. Os dois disputam votos no mesmo nicho eleitoral. Campanha complicada para Sibá.
O Acre Marinou
Ao contrário de 2010, em que Marina Silva, ficou em terceiro lugar, parece que os acrianos estão orgulhosos de ter uma candidata à presidência. A forte exposição na mídia de Marina tem influenciado muita gente. Ela deve ganhar por aqui. Foi o que apontou o Ibope.
O Acre Marinou II
Não vai adiantar o PT bater na Marina e tentar associá-la às elites. Parece que o “povão” se compadeceu da seringueira acriana e vê nela uma oportunidade de mudanças. Quanto mais atacarem Marina, mais forte ela ficará.
Muito difícil
Marcio Bittar tem sido o maior prejudicado na eleição do Acre pela “onda” Marina Silva (PSB). Com o presidenciável Aécio Neves (PSDB) indo de ladeira abaixo ficará está cada dia mais difícil ele visualizar a vitória.
Macaco velho
Enquanto isso, o insistente Bocalom vai numa toada própria sem lenço e sem documento. Bocalom está dando mais trabalho do que se imaginava. Mas, se ele ou Bittar despencarem, Viana pode levar a fatura no primeiro turno.