Pesquisa
Pesquisa realizada pela Vox Populi comprova mais uma vez que o governador Tião Viana (PT) vence o pleito eleitoral ainda no primeiro turno.
Dominando
Com 51% das intenções de votos, Tião simplesmente domina a campanha eleitoral deste ano.
Segundo lugar
Na sequência têm-se o candidato da coligação Produzir Para Empregar, Tião Bocalom (DEM), com 21%.
Terceiro lugar
Marcio Bittar (PSDB), candidato pela coligação Aliança Por Um Acre Melhor, amarga um terceiro lugar, com 17% das intenções de votos.
Será?
Resta saber se estes números serão compatíveis com os números que serão apresentados pelas urnas. Falta pouco para saber.
Não mesmo
Quem não deve estar gostando nenhum pouco dessa pesquisa é a candidata ao Senado pela Frente Popular do Acre, Perpétua Almeida (PCdoB).
Queda
A pesquisa mostrou uma queda de 1% nas intenções de votos, em relação à pesquisa anterior realizada pela Vox.
Números
Perpétua aparece com 31% dos votos, enquanto seu adversário, o candidato Gladson Cameli (PP), domina a parada, com 52%.
Diferença
A diferença entre os dois candidatos é de 21 pontos percentuais. Gladson nada na onda da tranquilidade nessa eleição.
Vantagem
Até as pesquisas consideradas governistas, por serem de institutos ligados ao PT local, mostram que o candidato Gladson Cameli (PP) tem uma confortável vantagem sobre Perpétua.
Graças a FPA
Boa parte do crescimento de Gladson Cameli se deve à própria Frente Popular, especificamente, o PCdoB, que insiste em uma campanha baixa, usando termos pejorativos para se referir ao candidato. Quanto mais fazem, mais ele cresce.
Apoio
Os petistas Idézio Frank, candidato a deputado federal, e Leila Galvão, candidata a deputada federal, finalmente resolveram colocar o número de Perpétua nos seus respectivos materiais de campanha.
Errado
Tudo perfeito e lindo a não ser pelo fato dos dois candidatos imprimirem mais de 20 mil exemplares com o número de Perpétua errado. Ao invés de colocar 654 colocaram 645.
Estranho
O senador acriano Sérgio Petecão (PSD) anda bradando aos quatro cantos do mundo que a doação de quase R$ 300 mil, feita pela rede de supermercados Araújo, a Agnelo Queiroz, petista candidato à reeleição pelo Distrito Federal é extremamente estranha.
Tá feia a coisa
A mágoa de Petecão é que Petecão diz que enquanto empresários acrianos doam dinheiro para o PT, até de outros estados, eles, oposicionistas, sequer conseguem ser recebidos pelo empresariado local.
Comentou
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Astério Moreira (PEN), comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inocentou o governador Tião Viana (PT) e o senador Jorge Viana (PT).
Críticas
Astério Moreira criticou a morosidade da justiça brasileira. Segundo ele, a demora na apreciação do processo pode desgastar a imagem do denunciado.
Justiça
Astério afirma que a Justiça brasileira agiu com serenidade e justiça no caso.