Mensagem governamental
Vice-governadora Nazaré Araújo, por força da ida do governador Tião Viana à Brasília, é quem representa o Governo do Acre na abertura dos trabalhos legislativos.
Termômetro
Na sessão de hoje, os líderes de partido usarão da palavra no plenário. Já vai dar para se ter certa noção de quem está ou não está preparado para exercer o cargo.
Oposição
A deputada Eliane Sinhasique fará o pronunciamento em nome da oposição. O comentário que rola nos corredores da Aleac é que a deputada vai descer o braço no governo em seu primeiro discurso.
Na linha
Sinhasique já quer mostrar que não veio a passeio na Assembleia Legislativa. O café da manhã com o governador foi apenas uma cortesia.
Zen
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), também terá voz na manhã desta terça-feira. O embate promete…
Esperado
A sessão mais esperada é a de quarta-feira, 4, quando os deputados poderão usar a tribuna da Aleac para proferir seus discursos.
Hora da verdade
O discurso antes da posse é que não iriam se curvar aos mandos e desmandos do governo. Agora é a hora da verdade.
Nada de críticas
Sem contar que agora, que passaram a ter também ter teto vidro, os parlamentares pensarão duas vezes antes de tecer críticas ao Executivo.
Comissões
Depois de muito alarde com a composição da Mesa Diretora da Aleac, agora é a vez dos deputados novados brigarem pela presidência das comissões.
Sem noção
Tem deputado que mal pisou na Aleac e já se acha detentor do poder. Não admite que não possa ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do parlamento estadual.
Negociações
As articulações já começaram. Já se ouve falar até na criação de pequeno bloco para pressionar o presidente a negociar algumas comissões.
Experientes
O fato é que as principais comissões serão presididas pelos parlamentares mais antigos da Aleac. Levando em consideração que dos 18 novos deputados, 17 são marinheiros de primeira viagem, o correto é que essas comissões sejam dadas realmente aos mais experientes.
Empossados
Prevista para esta terça-feira as posses de Jamyl Asfury na Secretaria de Habitação, Astério Moreira como subsecretário de Comunicação e Élson Santiago em uma Assessoria Especial.
Falando em Astério…
Tudo indica que Astério Moreira deixará o Partido Ecológico Nacional (PEN). Depois que saiu derrotado na eleição, o ex-parlamentar não quer saber de mais de política. Pelo menos por enquanto.
Derrota
Depois de sofrer a primeira derrota política do segundo mandato, a presidente da República, Dilma Rousseff, iniciou um movimento para reconstruir pontes com o PMDB e a base aliada do governo no Congresso Nacional.
Apelando
Antes mesmo do resultado da eleição que levou à presidência da Câmara o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ministros do PT entraram em campo para propor um “pacto de governabilidade” ao antigo desafeto.
Família
Deputado federal Alan Rick (PRB/AC) foi convidado pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, a presidir a Frente Parlamentar da Família. Respeitando a base eleitoral protestante que o elegeu, o parlamentar acriano deve andar em cima da gilete para não defender bandeiras conservadoras o suficiente para lhe fechar portas em nichos importantes, como a juventude, por exemplo. Em tempos de internet, todo mundo está de olho.