Especialista fala da relação entre perfume e personalidade
Básico, romântico, sensual, moderno ou descolado? Qual é o seu estilo? Saiba que, além da escolha das roupas e do corte de cabelos, a fragrância que a pessoa usa também diz muito sobre a personalidade dela. Confira essas dicas da especialista Maselha Tinelli, gerente da categoria Perfumaria de O Boticário, e escolha o perfume que mais se parece com você.
Com relação à questão personalidade/perfume, como é feita a elaboração de uma fragrância?
O processo de criação de uma nova fragrância passa por muitas etapas e é muito pautado no estudo do comportamento humano e identificação de oportunidades de mercado. É muito interessante como podemos caracterizar determinado período que a sociedade viveu com algum perfume. Isso porque a perfumaria está diretamente ligada ao estado de espírito, ao mood.
A partir da definição desse foco, o marketing da empresa cria um briefing, define o público desse novo produto e demanda as casas de fragrância – que são fornecedores de todas as grandes marcas de perfumaria do mundo. Elas desenvolvem as possibilidades e submetem à aprovação dos avaliadores de fragrâncias. O tempo médio, entre a concepção e lançamento, é de dois anos.
Hoje, não dizemos mais que apenas uma fragrância traduz a personalidade de um indivíduo, mas várias. Falamos, inclusive, em “guarda-roupa olfativo”. São propostas de produtos que encaixam com o momento do consumidor.
O perfume influencia na personalidade ou a personalidade no perfume?
Gostamos de pensar no perfume como uma assinatura invisível. Ele manda mensagens e realça o estado de espírito de quem o consome.
Como é feita a adaptação moda/gosto individual ou gosto geral na perfumaria?
O Boticário tem mais de 1.100 produtos em seu portfólio regular – mais de 100 opções de fragrâncias, entre femininas, masculinas e multigênero. Isso diz muito sobre o nosso público consumidor: seu perfil exige produtos sofisticados, que tragam tendência, mas que conversem com seu estilo.
Por isso, nosso time dedicado a acompanhar o comportamento do consumidor, novas tecnologias e demandas do mercado. É o link entre esses fatores que cria produtos de sucesso, como o sofisticado Malbec ou Egeo Dolce, uma moderna fragrância com a personalidade de notas gourmand de algodão doce, por exemplo.
Experimentar é a melhor forma de decidir se o produto combina com a personalidade, emoções, estado de espírito e estilo de vida de quem vai usá-lo.
Como cada indivíduo tem seu próprio cheiro, de acordo com o tipo de pele, transpiração, hábitos alimentares, uso de medicamentos, entre outros fatores, as fragrâncias também podem proporcionar características únicas dependendo de quem está usando.
Qual a sua dica para ajudar os que ainda não sabem qual perfume mais se adequa ao seu estilo?
Mais do que um detalhe nos cuidados do dia a dia, o perfume pode se tornar marca registrada de uma pessoa. Apesar de não existir uma receita pronta que indique qual perfume combina com cada pessoa ou ocasião, é certo que cada fragrância envolve uma história e pode representar o estilo de vida de cada um.
Em linhas gerais, pessoas mais tímidas tendem a gostar de notas menos invasivas, como o musk e florais delicados. Já as aventureiras e esportivas procuram notas que sejam energéticas e explosivas como os cítricos, lavandas, notas verdes herbais ou frescas, que combinam com o seu estilo mais ativo. As mais clássicas preferem notas amadeiradas ou florais como a rosa e o jasmim, que denotam sofisticação e bom gosto. As mais jovens se deliciam com notas frutais vermelhas como a framboesa, o morango e a cereja, ou gustativas, como o caramelo e o chocolate. As mais sedutoras procuram notas quentes e sensuais como a baunilha, o âmbar, resinas misteriosas e de especiarias quentes como o cravo e a canela. Apesar de todas essas tendências, o gosto individual é que determina a escolha de uma fragrância.
O uso de um perfume específico pode mudar o humor de uma pessoa?
Porém, raramente um perfume age de forma negativa a não ser que algum fato ou acontecimento faça que sua memória associe um determinado cheiro a uma experiência não agradável. É comum às pessoas variarem o perfume conforme o estado de espírito do dia. Além disto, dependendo da ocasião, é comum preferir notas que traduzam o momento, como um jantar romântico, por exemplo. Neste caso, as notas mais sensuais combinam muito bem.