Bancada da Bola
Desde que o deputado e líder do PT, Lourival Marques assumiu a presidência do Rio Branco Futebol Clube, esse é o tema mais debatido nos corredores do Legislativo. Até porque, com a crise que assola o time, o presidente está convocando todos a colaborarem “voluntariamente” com o sucesso do empreendimento. E, vem ganhando adesões.
Bancada da bola II
Jenilson Lópes, do PCdoB, foi convidado a ser o médico do time. Até aí tudo bem, mas, depois dessa convocação, todos os outros parlamentares passaram a reivindicar uma “pontinha”. Raimundinho da Saúde (PTN) se ofereceu para ser o fisioterapeuta e sugeriu algumas concessões à oposição, como Eliane Sinhasique (PMDB), para líder de torcida e Chagas Romão (PMDB), de zagueiro. rs.
Posições
Resta saber quem vai ser o meio de campo (o homem da armação, das jogadas combinadas, o equivalente ao “levantador” no vôlei) e quem vai ser o atacante (o “matador”, o que faz o gol). É um jogo difícil esse da Aleac!
Candidatíssimo
O deputado Josa da Farmácia (PTN), ao que parece, vai mesmo ser o candidato da Frente Popular à Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ele vem sendo tratado de “meu prefeito”, pelas lideranças do PT.
César
E o deputado federal César Messias (PSB/AC) nesse assunto onde entra? Em canto nenhum. Ele se esquiva todas as vezes que é lembrado para a missão.
Justiça
Justiça seja feita- a atual legislatura pode não ser a melhor em termos de oratória, mas uma coisa é inegável, desenvolve um trabalho extraparlamentar incessante. Tanto que, convocados às pressas para mais uma sessão extraordinária, a maioria compareceu. E, sem jetom. O que seria impensável em legislaturas passadas.
Cala-te
Useira e vezeira de frases feitas e de efeito, a ex-senadora acriana Marina Silva cada vez que abre a boca, cospe fogo e… se queima. Essa defesa que faz do “impeachment branco”, via TSE, resultou numa peia sem tamanho, tanto nas redes sociais como na imprensa engajada. Marina, para muitos, é a típica “santa do pau oco”.
Na berlinda
Não está fácil para ninguém, mas, para o PT, está pior! Frase ouvida nas ruas da Capital, sobre as próximas eleições. Outra: “Reclamam tanto de falta de emprego no Acre e quando o governador dá emprego, via Cargos Comissionados, reclamam. Oras, ele está combatendo o desemprego e distribuindo renda!”. Eh, leitor, só rindo!
Verdade
Leitora assídua da coluna liga para fazer uma ponderação. Disse que é preciso razoabilidade nas críticas feitas ao MP. “O MP é uma das poucas referências que o cidadão tem. O que se precisa fazer são críticas a algumas figuras que existem dentro do MP. Mas, há gente na instituição que trabalha pelo seu fortalecimento”.
Verdade II
A coluna faz um mea culpa. É verdade. De fato, o MP do Acre não merece algumas figuras que tem.
JV
Senador Jorge Viana contesta notas publicadas neste espaço em que se trata da questão das sucessões de Tião Viana e de Marcus Alexandre, ambos da Frente Popular. Ele se diz “surpreso” com as “elucubrações políticas” que rondam as redações. Nota na íntegra, o leitor tem acesso logo na sequência da coluna.
JV II
Jorge Viana é um homem talhado para a política. Sabe que a cobertura jornalística nesse setor pode não ser feita com “elucubrações”, mas com informações e formulações de cenários (o que pode provocar alguma especulação, para quem gosta). É assim no jornalismo que se pratica em Nova York, Tóquio, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
Coluna
A coluna se pauta e sempre se pautará por aquilo que é de interesse público. A resposta do senador veio do tamanho adequado às abordagens feitas. Falou de coisas que, embora já conhecidas dos bastidores da política regional, são caras a Jorge Viana.
Eis a nota do senador na íntegra:
Li a coluna “Quentinhas da Redação” do dia 8 e te confesso que fui tomado por surpresa. O ano nem começou e as elucubrações políticas já ganham uma velocidade estonteante. Não sei de onde vocês tiraram uma competição minha com o meu irmão, o Governador Tião Viana, sobre sucessão municipal e estadual.
O Tião é um dos maiores parceiros do Marcus Alexandre, o nosso Prefeito, que, aliás, é um dos melhores quadros que a Frente Popular formou e que orgulha o PT. Um bom gestor, engenheiro competente e muita sensibilidade política, cuida com zelo da nossa Rio Branco.
A Nazaré é mais uma extraordinária Vice-Governadora que nós ganhamos. Foi assim com o governador Cadaxo, o Binho, Cesar Messias e agora com ela. É uma liderança nova que nos surpreende positivamente a cada dia.
Nós da Frente Popular sempre trabalhamos para dar espaço às novas lideranças e isso nos diferencia da oposição, que não gosta de dar vez a ninguém, são sempre os mesmos.
Nossos partidos e nossos governos enfrentam um momento de dificuldade. Vamos trabalhar para supera-las, esse é o nosso maior desafio. Mas, o ano de 2016 começou e temos um calendário eleitoral a cumprir. Agora, os partidos e dirigentes precisam trabalhar as eleições deste ano, porque 2018 está longe, bem longe. Vamos por partes.
Gostaria de registrar ainda que achei estranho o comentário de vocês sobre outro site, onde dei uma entrevista. Em dezembro visitei os veículos de comunicação da nossa Capital, inclusive o de vocês, para cumprimentos de final de ano, isso é parte do meu trabalho parlamentar. Todos repercutiram a visita de maneira que acharam melhor.
O ano está só começando e temos muito trabalho pela frente. Sobre brigas e desentendimentos políticos acredito que eles sejam menos, bem menos, do que alguns pensam e outros querem.
Em respeito a vocês que escrevem a coluna e aos leitores me posiciono. Gostaria que dentro do possível, meu esclarecimento fosse publicado.
Feliz 2016.
JV