Inverdade
Deputados de oposição contestam as declarações que os dez médicos contratados no início desta semana vão desafogar a demanda da Maternidade Bárbara Heliodora. Segundo eles, os médicos já atuavam naquela unidade e apenas tiveram a situação regularizada.
Maternidade
O deputado federal Wherles Rocha (PSDB) levou o caso das mortes ocorridas na maternidade ao conhecimento dos colegas da Câmara de Deputados. Por conta disso, uma comissão de deputados federais se prepara para vir ao Acre fazer uma vistoria na maternidade pública de Rio Branco.
Jenilson Solenidade Lópes
Assim, o deputado Jenilson Lópes (PCdoB) foi apelidado pelos colegas. Jenilson, segundo os nobres, não pode ouvir uma reclamação sem propor uma sessão solene para resolver o problema. Nesta quinta-feira, a homenagem prestada pelo deputado foi aos policiais militares aposentados.
“Meninu véi”
Tem alguns jovens na política que têm conduta de velhos. São os “menino véi”. Ou, mais acriano ainda, “mininu rréi”. Não mudam nem na forma e nem no conteúdo da Política.
Sinistra
A “loura sinistra”, personagem da coluna da saudosa Marlize Braga, segundo alguns, ressuscitou e apronta todas numa secretaria de estado. Segundo fonte da coluna, a prisão dos dois funcionários da secretaria de Habitação, por envolvimento no esquema de corrupção que envolvia a venda de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, foi um refresco para eles. Motivo: não aguentavam mais serem infernizados pela dita.
Perpétua fora
A ex-deputada federal Perpétua nega veementemente a possibilidade de ser vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, como defendem alguns membros do PCdoB. Perpétua decidiu que só volta à vida política em 2018 e nada a demoverá da decisão. Será?
Perpétua fora II
A ala comunista que defende Perpétua na chapa do prefeito entende que essa composição seria o arranjo perfeito. Abriria espaço para Moisés Diniz disputar uma vaga de federal e ainda faria o contraponto à candidatura de Eliane Sinhasique. De quebra, os comunistas assumiriam a prefeitura da Capital por dois anos.
Perpétua fora III
Essa ala que interpreta os fatos dessa maneira esqueceu de “combinar com a galera”. Isso porque já conta como certa a candidatura de Marcus Alexandre ao governo do estado. Ocorre que o presidente do Legislativo estadual, deputado Ney Amorim (PT), é defendido por uma ala expressiva do partido para suceder Tião Viana. Marcus Alexandre deve mesmo cumprir o mandato inteiro.
Arredio
Voz corrente nos bastidores da Assembleia Legislativa do Acre afirma que não estão nada boas as relações entre o chefe do Executivo e o líder do PT, no Legislativo. A história não foi confirmada, mas que o deputado Lourival Marques anda arredio… é visível!
TFD
A crise no setor da Saúde continua expondo situações complicadas para o Governo. A dívida com uma empresa que presta serviço de transporte de passageiros pelo TFD de Cruzeiro do Sul para a Capital beira os R$ 2 milhões. Ninguém deve essa quantia por decisão. Um gestor em sã consciência não delibera isso.
Ajuda de custo
Outro problema envolvendo o TFD: ajuda de custo. O Governo também está deixando de pagar a ajuda de custo aos acompanhantes e pacientes beneficiados pelo TFD. A gerência que trata do setor admite que “houve um problema administrativo durante o pagamento de algumas ajudas de custo em 2015”.
Ajuda de custo II
“A gerência informou ainda que a situação já está sendo resolvida e os pagamentos serão efetuados o mais breve possível”. Nesta quinta-feira, algumas mulheres, desesperadas, protestaram em frente à Sesacre para denunciar a situação.
Baixada
Nesta sexta-feira, a Baixada da Sobral estará em festa. Haverá o lançamento de uma obra de um parque na região. E quem será o protagonista do evento? Ele mesmo, Jamyl Asfury, o secretário de Estado de Habitação, que nada sabia. A “agenda positiva”, pensa o governo, é uma forma colocar o moçoilo em sintonia com a comunidade. Então, tá.
Oposição
Jéssica Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), Wherles Rocha (PSDB), Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) discutiram as agendas prioritárias da infraestrutura do Acre: anel viário em Brasileia, ponte do Rio Madeira etc etc. Isso foi o que se divulgou. O que fica buzinando no ouvido do leitor é o que não foi divulgado.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com