NAFTALINA
O tempo fechou nesta segunda-feira (27). E, claro, o assunto não podia ser outro: as velhas questões relacionadas à ideia de Desenvolvimento. De um lado, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana; de outro o atual senador pelo MDB do Acre, Marcio Bittar.
MOTIVO I
O embate entre os dois políticos profissionais foi motivado pelo projeto de lei da deputada federal Mara Rocha (PSDB/AC), o PL 6.024/2019, que pretende rever os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes. O argumento oficial é que a área da Resex precisa reconhecer os posseiros que já habitavam a região e faziam agricultura e praticavam pecuária antes da criação da Unidade de Conservação.
MOTIVO II
O PL também trata da “transformação” do Parque Nacional da Serra do Divisor em uma Área de Proteção Ambiental. Ideia também polêmica porque permitiria a entrada de empresas na região onde há uma das maiores biodiversidades do planeta.
DESENVOLVIMENTO
Em uma rede social, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana critica o PL proposto pela deputada e aponta outras propostas de alavancagem da economia já apresentadas e não executadas. Marcio Bittar, em um tom acima, rebate os argumentos do petista e critica o projeto da Florestania que não conseguiu alavancar a economia regional.
COMEÇOU
É cíclico. E o tempo é bienal. A cada dois anos, o debate sobre “desenvolvimento” volta à tona. Toda campanha é o mesmo roteiro. Como essas narrativas devem chegar na boca dos candidatos às prefeituras é o que se verá. As missões dos prefeitos são mais modestas. A conferir.
FORÇA NACIONAL
A Força Nacional foi criticada publicamente pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Paulo César. Não trabalham em parceria e não tem eficácia nas ações policiais. O assunto já foi abordado na coluna, citando como crítico ao trabalho da FN o atual comandante da PM do Acre, Ulysses Araújo.